27.8 C
Itapemirim
sexta-feira 24 maio 2024

Operação Last Page: PCES cumpre mandado de busca e apreensão em Marataízes – News Polícia Civil ES

MarataízesOperação Last Page: PCES cumpre mandado de busca e apreensão em Marataízes – News Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou, nessa quarta-feira (30), a “Operação Last Page”, realizada em âmbito nacional, com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual por meio da divulgação de livros, violando direitos dos autores. No Espírito Santo, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na casa de um homem de 45 anos, no município de Marataízes.

A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Ciberlab). Além da PCES, participaram as polícias civis do Maranhão, Paraná e Minas Gerais. Durante a ação, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão nesses estados, além do bloqueio de quatro sites que vendiam livros e matérias de curso online sem a devida autorização do detentor do direito autoral. 

“Nesse tipo de ação, verificamos o crime de violação de direito autoral. No Espírito Santo, cumprimos mandado de busca e apreensão no município de Marataízes, na casa de um homem de 45 anos, formado em administração e que tinha noções de informática. No local, apreendemos celulares e computadores que foram encaminhados à perícia. Se ficar constatado que o homem tem vínculo com esses sites, ele vai responder pelo crime de violação de direito autoral”, contou o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade.


Operação Last Page

 De origem inglesa, o termo “last page” significa “última página”. Dessa forma, o nome da operação faz alusão ao ato de encerrar uma leitura e, ao se chegar na última página, o livro é fechado, tal como ocorreu com os sites que divulgam obras sem autorização dos autores e que são alvos da operação.  

Texto: Matheus Zardini


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
[email protected]
 
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara 
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111      

Portal Maratimba

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas