26 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Ônibus ‘Detran Itinerante’ realiza atendimentos no Mutirão de Documentação em Conceição da Barra

Governo ESÔnibus ‘Detran Itinerante’ realiza atendimentos no Mutirão de Documentação em Conceição da Barra


O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) começou a levar os serviços para além de suas agências e a atender também em sua nova unidade móvel. O ônibus ‘Detran Itinerante’ foi utilizado pela primeira vez, nesta quinta-feira (17), no ‘Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural’, em Conceição da Barra. A ação segue até sábado (19), das 8h às 16h, no Centro de Referência da Assistência Social Negro Rugério (CRAS Quilombola).  

O ‘Detran Itinerante’ está oferecendo serviços relacionados às áreas de Habilitação e Veículos, provas teóricas para Habilitação, emissão de taxas e documentos, e tira-dúvidas para o público geral que participa do Mutirão. A equipe de educação do Órgão também está realizando atividades lúdico-pedagógicas, a exemplo do jogo de tabuleiro Transitolândia, voltadas para as crianças presentes.  

O ‘Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural’ é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Subsecretaria de Mulheres Rurais, e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a prefeitura municipal de Conceição da Barra (ES), órgãos do Governo Estadual e entidades civis. No Mutirão, as mulheres das comunidades rurais do município e região têm acesso a documentos e serviços de vários órgãos, além de atividades culturais, cortes de cabelo e recreação para as crianças.  

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, falou sobre o atendimento do órgão no mutirão. “Nós recebemos o convite da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo e nos prontificamos a participar desse importante evento para levar documentação e cidadania para as trabalhadoras rurais e para o público geral que participa da ação. Muitas trabalhadoras têm a carteira de motorista ou querem ser habilitadas, dirigem um veículo nas atividades do dia a dia e nós estamos aqui para trazer serviços, auxiliar em dúvidas relacionadas ao veículo ou à habilitação e também trazer educação de trânsito para as crianças”, disse.  

O diretor também destacou a importância dessa nova ferramenta de atendimento. “O ônibus ‘Detran Itinerante’ começou hoje a prestar os atendimentos com coleta biométrica, prova de legislação e também emissão de taxas e documentos. Nós já oferecemos quase todos os nossos serviços de forma on-line e agora estamos com mais uma iniciativa para aproximar o Detran do cidadão capixaba, com essa unidade móvel que vai percorrer o Estado oferecendo atendimento de qualidade”, afirmou Vieira.  

A assistente social Daniella Nespoli, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), reforça que a documentação é um direito das mulheres. “Nós estamos realizando o mutirão das mulheres do campo, das mulheres quilombolas para que elas possam ter acesso à documentação, como RG, CPF, e a serviços de saúde. Entendemos que o direito da mulher perpassa pelo direito fundamental de ter acesso ao seu documento e a sua identidade”, salientou, ressaltando a importância da união entre o órgão federal e órgãos estaduais e municipais.  

A gerente de Atendimento do Detran|ES, Maria Aparecida Campos da Rocha, destacou a participação do órgão de trânsito com sua nova unidade móvel no Mutirão. “O Detran está em Conceição da Barra, durante três dias, participando do Mutirão organizado pelo MDA com a finalidade de trazer as trabalhadoras rurais e quilombolas para tirar o a sua documentação. E o Detran está aqui com essa agência itinerante que cumpre esse papel de levar o serviço às comunidades distantes, às comunidades que ainda não acessam o Detran 100% Digital nem as nossas agências nos municípios. Então, o ônibus ‘Detran Itinerante’ cumpre esse papel. E, ao mesmo tempo que nós atendemos às mulheres e o público geral com nossos serviços, o Detranzinho está ali na quadra fazendo uma ação educativa com as crianças. A gente quer mulheres cidadãs e também crianças que já crescem como cidadãos conscientes sobre as regras do trânsito”, pontuou.  

A Osvaldir de Souza, presidente da Associação de Mulheres de Córrego do Sertão, levou as mulheres da comunidade para tirar seus documentos no Mutirão e também elogiou a inciativa. “Essa ação é importante para mostrar os direitos e os deveres que uma mulher tem e por trazer para nós a possibilidade de fazer a nossa documentação. A mulher do campo pode ter sua CNH, ela pode ser uma mulher poderosa, não mais como antigamente que vivia na dependência do seu companheiro. Hoje, a mulher pode plantar, colher e ter o seu próprio projeto. Mulheres reunidas, não só em comunidades quilombolas, mas associações e todas as comunidades, são mulheres que colocam o seu pão de cada dia na mesa, mostrando o que sabem fazer”, destacou.   

Para Delma Graciane de Oliveira, moradora da Comunidade Quilombola São Domingos, a ação facilita o acesso à documentação e a informações fundamentais, como a carteira de motorista. “Esse mutirão é uma possibilidade muito boa para nós, mulheres quilombolas, que, às vezes, não temos oportunidade de ir até a cidade ou temos dificuldade na hora de fazer um documento e aqui recebemos orientação. Principalmente os serviços do Detran, já que há mulheres quilombolas que nem sabem dessas informações sobre a CNH ou o veículo. Então, para mim, está sendo muito bom”.   

Atendimento e prova  

No ‘Detran Itinerante’, o cidadão pode fazer a biometria (coleta de foto e digital para serviços de habilitação); exames teóricos para habilitação (1ª Habilitação, Reciclagem, Atualização de CNH); tirar dúvidas de Veículos, emitir taxas do Detran|ES e documentos como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV).   

Para a realização dos serviços do Detran|ES, é necessário apresentar documento oficial com foto, além de documento do veículo para os serviços relacionados à área.  

O cidadão em processo de Habilitação que quiser agendar prova teórica de primeira Habilitação, Atualização da CNH ou Reciclagem no ônibus ‘Detran Itinerante’ deverá acessar o serviço on-line ‘Agendamento online de exames teóricos’ ou ‘Emissão de taxa e agendamento de exame de Reciclagem’ na área de Habilitação do site do Detran|ES: https://detran.es.gov.br/habilitacao/servicos-online.  

 

Informações à Imprensa:    

Assessoria de Comunicação do Detran|ES    

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles    

imprensa@detran.es.gov.br    

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas