23.1 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Nova frota de ambulâncias do SAMU 192 chega para fortalecer atendimento no Estado

Governo ESNova frota de ambulâncias do SAMU 192 chega para fortalecer atendimento no Estado


O Governo do Espírito Santo realizou a compra de 130 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Os veículos já estão no Estado e serão distribuídos às gestões responsáveis pela operacionalização do serviço nos 78 municípios capixabas que contam com o SAMU 192. O anuncio da nova frota foi feita pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em uma rede social nessa quarta-feira (13).

“O Governo do Estado comprou 130 ambulâncias para atender ao SAMU 192, o atendimento de urgência e emergência que temos em todos os municípios do Espirito Santo. São 108 ambulâncias básicas e 22 ambulâncias avançadas. O SAMU é uma marca de bom atendimento que salvar vidas e a gente precisa renovar os seus equipamentos. Ter boas ambulâncias novas e que não têm defeito nos ajuda a atender mais rápido e a salvar a vida dos capixabas”, destacou o governador Renato Casagrande.

O governador completou que o investimento do Estado visa ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Fortalecer o Sistema de Saúde é fortalecer a qualidade de vida. É dar qualidade de vida ao povo que nós estamos representando”, salientou.

O Espírito Santo conta com 100% de cobertura do SAMU 192, com bases em todos os municípios, e somou, em 2022, 120.967 mil chamados regulados pela Central de Regulação do serviço em todo Estado. A ampliação do serviço teve início em 2019, com a instituição da Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência – Componente Serviço Móvel de Urgência – SAMU, denominado “SAMU para todos”, por meio do Decreto Nº 4.548, de 13 de dezembro de 2019.

Com a finalidade de prestar atendimento de urgência e emergência à população em casos de risco à vida e conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível, o SAMU 192 recebe 130 novas ambulâncias, sendo 108 Unidades de Ambulâncias de Suporte Básico (USB) e 22 Unidades de Ambulâncias de Suporte Avançado (USA), com um investimento de R$ 44.631.922,46.

O subsecretario de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), Gleikson Barbosa, ressaltou que a nova aquisição visa à substituição de veículos atuais. “São veículos novos que chegam para modernizar a frota capixaba do SAMU 192, em substituição de ambulâncias tanto nas regiões de expansão do serviço quanto na Região Metropolitana”, pontuou.

As novas ambulâncias irão substituir a frota locada por parte dos Consórcios gestores do SAMU 192 nas regiões de expansão (CIM Norte, CIM Polinorte, CIM Sul e CIM Noroeste) e a substituição das unidades na Região Metropolitana, de gestão da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (SMCV).

Distribuição dos novos veículos do SAMU 192:

– Metropolitana: 34 USB; 10 USA; e 5 reservas;

– CIM Norte: 11 USB; 3 USA; e 1 reserva;

– CIM Polo Sul: 29 USB; 4 USA; 2 reservas;

– CIM Polinorte: 9 USB; 3 USA; 1 reserva;

– CIM Noroeste: 15 USB; 2 USA; e 1 reserva.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas