28 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Nona edição do Encontro das Pretas vai reunir 70 afroempreendedores em Vitória neste fim de semana

Governo ESNona edição do Encontro das Pretas vai reunir 70 afroempreendedores em Vitória neste fim de semana


Realizado pelo Laboratório de Tecnologia em Inovação Social Das Pretas, o Encontro das Pretas chega à sua nona edição, que reunirá 70 afroempreendedores selecionados por meio de um edital para exporem e venderem produtos e serviços. Mais do que isso, o evento traz ainda a proposta de discutir inovação, sustentabilidade e diversidade a partir do tema “Futures”. 

Paralelamente à feira, o encontro promove mesas redondas, palestras, bate-papos, contação de história e apresentações culturais e musicais. Com entrada gratuita, a programação acontece neste sábado (26) e domingo (27), no Estacionamento A do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória.

Com a proposta de um evento aberto a todas as pessoas, a organização estima um público de cinco mil pessoas por dia no encontro, considerado o maior da cultura negra no Espírito Santo – e um dos maiores no Brasil –, promovendo diálogos de inclusão de diversidades e redução das desigualdades em linguagem contemporânea, tecnológica, diversa e inclusiva, propondo soluções para questões étnico-raciais e de gênero e para um mundo conectado pelo respeito.

A programação de conteúdo, nos dois dias do evento, explora “faróis temáticos” – como Direito às Cidades, Negras Potências, Sustentabilidade e Futuro Ancestral – e conta ainda com as palestras “Afrofuturismo – Uma Janela para o Futuro” e “Futuro Ecológico”. São dois dias de atividades gratuitas, plurais, diversas e inclusivas, com curadoria da diretora de programação Luana Loriano. 

“Neste encontro, a maioria dos nossos painéis são protagonizados por vozes negras capixabas, potencializando as narrativas negras do Espírito Santo. Entre as palestrantes confirmadas, está Quênia Lyrio, bióloga e pesquisadora, mestra em Ecologia, que conduz uma palestra imperdível intitulada ‘Futuro Ecológico’. Nessa jornada, ela aborda os desafios e as oportunidades que se desenham diante de nós para construirmos um futuro ecologicamente equilibrado”, afirma a curadora.

Importância

Em oito edições, o Encontro das Pretas já recebeu mais de 80 mil pessoas, reuniu 500 expositores e atingiu a incrível marca de R$ 1.700.000,00 em circulação monetária nos seus eventos, que já receberam nomes como Karol Conká, MC Tha e Tássia Reis, com performances vibrantes. 

A capixaba DJ Qmila foi uma das selecionadas para a edição deste ano, apresentando-se no sábado, ao meio-dia. Com um trabalho de curadoria musical e mixagem focado em ancestralidade, “mulheridades” e cultura negra, sua sonoridade aposta em graves acentuados, tendo como inspiração a bass music e ritmos afro-brasileiros e africanos, como afrohouse, afrobeat, pagode baiano e dancehall jamaicano, apresentando músicas de artistas mulheres, majoritariamente.

Presente em quatro edições anteriores, Denize Nascimento, da Nativa Eco-Cosméticos, está de volta ao Encontro das Pretas, com um estande sensorial e acolhedor, para apresentar seus produtos e oferecer brindes. Convidada para ser uma das embaixadoras do evento, ela afirma que esse é um espaço de muita conexão, que possibilita as trocas mais diversas. 

“É onde consigo ativar a minha marca, fazer networking, entender as demandas do mercado, ver o que está acontecendo, conhecer novas marcas e novas iniciativas. Também é um ambiente de fortalecimento para pequenas empreendedoras que muitas das vezes estão começando seu negócio e podem trocar experiências com empresas mais maduras”, ela ressalta.

Claudia Queiroz, da marca Cacau Moda Afro, também está entre as embaixadoras da nona edição. “O Encontro das Pretas, para mim, é um multiplicador de possibilidades, pois nos ajuda no reforço da nossa marca, reconhecimento e divulgação do nosso trabalho e conquista de novos clientes. Eu pretendo participar mostrando ao público as características da cultura local por meio da moda afro-capixaba, garantindo uma experiência incrível para quem estiver circulando pelo encontro”, diz a empreendedora.

Esforço coletivo

CEO do Das Pretas, Priscila Gama afirma que a nona edição do Encontro das Pretas – além de ser fruto do esforço coletivo – mostra a importância da retomada das atividades de forma conjunta, pensando em um mundo plural, inclusivo e sustentável. Ela chama a atenção também para o novo espaço onde o evento acontece: “É a primeira vez que o Shopping Vitória recebe um evento negro, dando todo o apoio, em um espaço comercial de geração de renda, de inclusão de pessoas, de empregabilidade da cidade, estimulando o diálogo de direito às cidades para um lugar que é tão especial como o Shopping Vitória”.

Embora seja um evento de protagonismo negro, o Encontro das Pretas foi pensado para receber toda a sociedade, visando ao letramento da diversidade e da inclusão. O evento é um convite a pessoas negras e não negras, para que possam ver o que está além da dor e conhecer afronegócios e negócios negros-indígenas com uma produção e uma programação 100% capixaba

“O encontro é feito por pessoas que entendem do território, mostrando que o corpo periférico não precisa estar apenas na periferia para fazer brilhar sua potência, apresentando assim a inovação periférica e toda tecnologia desenvolvida por esse público. Vamos fazer isso coletivamente, de forma inclusiva e acessível”, acrescenta Priscila Gama.

Toda a programação está disponível no perfil do Encontro das Pretas no Instagram.

Realizado pelo Laboratório de Tecnologia em Inovação Social Das Pretas, o Encontro das Pretas conta com patrocínio da ES Gás, da EDP e do Guaraná Antarctica, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). O evento conta ainda com apoio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Instituto Américo Buaiz, do Shopping Vitória e da Rede Vitória.

Serviço:
9º Encontro das Pretas
Quando: 26/08 (sábado) e 27/08 (domingo)
Horário: das 10h às 22h
Local: Estacionamento A do Shopping Vitória, Av. Américo Buaiz, 200, Enseada do Suá, Vitória
Entrada gratuita

Mais informações no site encontrodaspretas.com.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br



Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas