18 de julho de 2025
CulturaLula solicita à ONU nova operação de paz no Haiti

Lula solicita à ONU nova operação de paz no Haiti

Brasília, 13 de outubro – Durante a Cúpula Brasil-Caribe no Palácio do Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou a urgência de apoiar o Haiti, recomendando que a ONU financie parcialmente ou transforme a missão de segurança atual no país em uma operação de paz permanente. O líder brasileiro enfatizou a crise humanitária provocada pela violência de gangues no Haiti, ressaltando que 1,3 milhão de pessoas foram deslocadas internamente devido a conflitos.

Lula argumentou que, historicamente, o Haiti sofreu com penalidades internacionais injustas e atualmente enfrenta um abandono significativo pela comunidade global. Ele propôs um plano de desenvolvimento nacional apoiado internacionalmente para combater essa situação. Segundo ele, o Brasil apoia uma participação mais ativa da ONU, seja assumindo o financiamento da atual Missão Multinacional de Apoio à Segurança, composta por forças internacionais inclusive o Quênia, ou convertendo-a numa missão de paz.

A violência exacerbada, incluindo assassinatos e sequestros, eleva as urgências no Haiti, destacou Lula. Ele também mencionou futuros treinamentos para a polícia haitiana pela Polícia Federal do Brasil e reafirmou o compromisso do Brasil com a organização das eleições presidenciais haitianas como um passo essencial para estabilizar o país.

A Cúpula reuniu líderes e representantes de 13 nações e focou em temas como segurança alimentar e mudança climática. Lula criticou o embargo a Cuba e destacou a importância da região Caribe na política exterior brasileira, incluindo a discussão sobre a mudança do clima prevista para a COP30 e a promoção de biocombustíveis como parte de uma transição energética justa.

O líder brasileiro ainda salientou o papel do Brasil no apoio ao desenvolvimento caribenho, com o aumento de investimentos e a cooperação em diversas áreas, desde infraestrutura até segurança alimentar, destacando a importância de fortalecer laços econômicos e políticos na região.

Lula concluiu prometendo US$ 5 milhões ao fundo de desenvolvimento do Banco do Caribe e enfatizando a integração regional como um pilar de sua política externa, reiterando que o Brasil está comprometido com a busca de soluções conjuntas para os desafios comuns nas Américas.

Para mais informações, acompanhe a Agência Brasil.

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

Agência Brasil

Internacional

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES prende homem de 62 anos suspeito de estupro de vulnerável

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Estupro de...

PSG revela sua agenda eletrizante para a pré-temporada 2025/26! Venha conferir!

Agenda Pré-Temporada 2025/26 do PSG: Preparativos para um Novo...

SNUC celebra 25 anos: avanços na proteção da biodiversidade brasileira

25 Anos da Lei do SNUC: Um Marco na...

Conecta Turismo do Governo do ES brilha no 9º Encontro de Observatórios em SC

Conecta Turismo Destaca-se no 9º Encontro Nacional da RBOT A...

Homem é preso por matar gambá com enxada em Vila Velha, Espírito Santo

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Maltratar Animal...

Real Madrid Transformará Defesa com Novas Táticas para Enfrentar Lamine Yamal

Desempenho de Yamal desequilibra Barcelona x Real Madrid A revelação...

Sancho se despede do Manchester United e fecha acordo de transferência com a Juventus

Sancho em vias de saída do Manchester United O atacante...

Campeões dos Jogos Escolares 2025 são definidos em Guarapari, ES

Jogos Escolares do Espírito Santo 2025: Encerramento e Campeões...

Polícia Civil e Guarda Municipal prendem líder de quadrilha de furto de motos

Polícia Civil do Espírito Santo Realiza Prisão de Líder...
- Advertisement -spot_img