[og_img]
A lista destinada à escolha do procurador-geral do Ministério Público de Contas do EspÃrito Santo (MPC-ES) para o biênio 2022/2023 foi entregue nesta quinta-feira (2), ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do EspÃrito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, pelo atual procurador-geral do MPC-ES, Luis Henrique Anastácio da Silva.
O processo eleitoral foi realizado na última terça-feira (30), com a participação de todos os membros do MPC-ES. A ata com a votação, apuração e homologação do resultado foi publicada nessa quarta-feira (1°), no Diário Oficial de Contas.
A votação foi realizada em sessão pública, com voto secreto, nas dependências da Secretaria do Ministério Público de Contas, sendo que o procurador Heron Carlos Gomes de Oliveira obteve um voto e o atual procurador-geral recebeu dois votos.
âColoco meu nome à disposição para ocupar a chefia do MPC-ES e avançar nesse projeto de consolidação institucional e fortalecimento alinhado com os anseios da sociedade capixabaâ, destacou Oliveira, titular da 3ª Procuradoria de Contas.
âAo longo deste último biênio, mesmo com as mudanças ocorridas em vários aspectos devido à pandemia, o Ministério Público de Contas manteve sua atuação superando expectativas quantitativas e qualitativas. Apresento meu nome para o próximo biênio por entender que devemos continuar avançando nos relacionamentos institucionais, e em função da necessidade de experiências já adquiridas para continuarmos o enfrentamento dos desafios decorrentes da pandemiaâ, resumiu Anastácio da Silva, que comanda o órgão ministerial pela terceira vez.
A lista com esses dois nomes foi entregue ao presidente do Tribunal de Contas para que seja remetida ao governador do Estado, a quem caberá a escolha do novo procurador-geral do MPC-ES, dentro do prazo de 15 dias após o recebimento da lista encaminhada pelo TCE-ES, conforme previsto na Lei Complementar 451/2008.
Ao receber a lista, Chamoun ressaltou que o Ministério Público de Contas tem demonstrado profundo compromisso com as metas de desempenho institucional. âEntão é com muita alegria que recebo a lista para encaminhar para apreciação do governador Renato Casagrandeâ, enfatizou.
Fonte: Ministério Público de Contas do Espírito Santo – MPC-ES.