Cachoeiro de ItapemirimLançamento do livro de Olívia Avelar reflete experiências do cinema em Cachoeiro

Lançamento do livro de Olívia Avelar reflete experiências do cinema em Cachoeiro

A escritora Olívia Avelar lança nesta quinta-feira (19), às 19h, o livro “O Ano de 2020 em 20 Semanas de Cinema” na Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, em Cachoeiro de Itapemirim. A obra, contemplada pela Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura, reúne crônicas e ensaios poéticos que surgiram durante a pandemia de Covid-19, refletindo sobre os desafios enfrentados e a importância do cinema como forma de conexão.

O livro é fruto dos encontros virtuais de um clube de filmes formado por quatro amigas em 2020, que se reuniam semanalmente para discutir cinema, buscando maneiras de atravessar o isolamento. Este projeto, intitulado “3×4 Filmes”, consistiu em três filmes por semana, resultando em uma série de textos publicados em veículos como o jornal Dia a Dia ES e o extinto Bemdito Jornal, agora compilados em uma edição definitiva.

Ao dialogar com obras cinematográficas que abordam temas como racismo, feminismo, saúde mental e desigualdade social, Avelar transforma a experiência de assistir a filmes em um espaço de reflexão coletiva. O livro se destaca pela escrita lírica e intimista da autora, que convida os leitores a revisitar e compartilhar as emoções vividas durante um período tão incerto. Em seu prefácio, Avelar destaca que a obra é tanto uma celebração da amizade feminina quanto uma homenagem ao poder da arte na construção de memórias.

Olívia Avelar, que é professora, colunista e membro da Academia Cachoeirense de Letras, já havia publicado em 2022 o livro de poemas “Azul da Prússia”. Em “O Ano de 2020 em 20 Semanas de Cinema”, ela investe na escrita como prática de sensibilização e reflexão sobre a realidade brasileira, reafirmando o papel da arte em tempos difíceis.

O evento de lançamento será realizado na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, situada no Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim. A realização conta com o apoio da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura.

Livro contemplado pela Lei Rubem Braga reúne reflexões sobre cinema produzidas na pandemia – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Ação da Polícia Civil e Militar em Venda Nova do Imigrante leva à prisão de três por tráfico

Ação Integrada da Polícia Civil e Militar Prende Três...

Polícia Civil prende homem em São Domingos do Norte por porte ilegal de arma e corrupção de menores

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem por Porte...

Festa de Cachoeiro 2026 atrai 35 mil pessoas e registra recorde de público no sábado

A Festa de Cachoeiro 2026 atingiu um marco histórico...

Ancelotti mantém mistério na escalação do Brasil contra Japão

Ancelotti mantém mistério na escalação do Brasil para confronto...

Polícia Civil Resgata Dois Cães em Situação de Maus-Tratos em Viana

Polícia Civil resgata cães em situação de maus-tratos em...

Canadá faz história e avança às oitavas após gol no final do jogo

Canadá conquista vaga nas oitavas de final da Copa...

Quarto voo do Brasil leva bombeiros e donativos a terremotos na Venezuela

Brasil Envia Quarto Voo de Ajuda Humanitária à Venezuela...

Nove sortudos ganham R$ 26,6 mi na Quina de São João

Nove Sortudos dividem R$ 239 Milhões na Quina de...

Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Cariacica; vítima tinha 9 anos

Polícia Civil deflagra operação e prende homem investigado por...