Governo ESInscrições abertas para o projeto "Ave’Z do Itabira" no ES

Inscrições abertas para o projeto “Ave’Z do Itabira” no ES

Município de Cachoeiro de Itapemirim Abre Inscrições para o Projeto “Ave’Z do Itabira – Observando Pássaros”

Estão abertas as inscrições para o projeto “Ave’Z do Itabira – Observando Pássaros”, voltado para a promoção da educação patrimonial e ambiental por meio da observação de aves na região do Monumento Natural do Itabira, localizado em Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa ocorrerá nos dias 23 e 24 de maio e 05 de junho, com prioridade para moradores locais, embora o público em geral também possa participar, limitado ao número de vagas disponíveis.

O projeto é financiado pelo Fundo de Cultura do Estado (Funcultura), vinculado à Secretaria da Cultura (Secult). A programação inclui uma oficina teórica, trilhas guiadas para observação de aves, rodas de conversa entre os participantes e uma apresentação musical que traz sons de aves reproduzidos ao vivo. Ao término das atividades, um minidocumentário será produzido, registrando as experiências reunidas ao longo do projeto e entregue à comunidade.

Além disso, a equipe técnica selecionará as dez melhores imagens capturadas durante as atividades, que serão emolduradas e doadas ao Centro Cultural Dandara, enriquecendo seu acervo. As atividades serão realizadas no Sítio Rigon Volpato, um importante ponto de referência na comunidade, e serão conduzidas por biólogos, guias locais e uma equipe técnica especializada. A participação no projeto é gratuita, e os inscritos que cumprirem todas as etapas receberão um certificado de 10 horas.

Valquíria Volpato, idealizadora do projeto, menciona a relevância de integrar a memória afetiva e a conservação ambiental. “O Itabira faz parte da minha vida desde criança. Cresci entre essas montanhas e acredito que apenas com a educação e o pertencimento conseguiremos preservar este lugar. Este projeto é a vez do Itabira ser protagonista de sua própria história”, destaca.

Por sua vez, Angélica Rigon, representante da empresa Projeta Assessoria Sociocultural e Ambiental, responsável pela produção e direção artística do projeto, enfatiza a importância de valorizar os recursos locais por meio da participação da comunidade. “O Itabira possui um potencial turístico e simbólico significativo, e a educação ambiental é o caminho mais sólido para o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

As inscrições para o projeto podem ser realizadas através do link disponível na bio do Instagram oficial da Projeta Assessoria: @assessoriaprojet.

Serviço:

  • Período de Inscrição: 28 de abril a 23 de maio (até 12h)
  • Realização da Oficina: 23 e 24 de maio e 05 de junho
  • Local dos Encontros: Sítio Rigon Volpato – Comunidade rural de Itabira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583
Email: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro avança em ações de limpeza urbana na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim intensificou suas ações...

Rio registra aumento de 43% em medidas protetivas em 2026

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)...

Candidaturas do PSB e PDT na coligação de Ferraço para as eleições 2026

As eleições se aproximam e as estratégias dos partidos...

Pé-de-Meia inicia pagamento da quinta parcela nesta segunda-feira

Estudantes do Programa Pé-de-Meia Recebem Quinta Parcela de Incentivo...

CRAS em Movimento: serviços e saúde para moradores de Coutinho em Cachoeiro

Na última sexta-feira (21), o CRAS Itaoca Pedra promoveu...

Marataízes registra 105 casos de varicela desde julho; 84 curados

Marataízes registra 105 casos de varicela em boletim epidemiológico MARATAÍZES...

Banco do Brasil aprimora app com IA e personalização para clientes

Banco do Brasil Lança Novo App com Recursos de...

Marataízes comemora destaque no Dia D de Multivacinação em agosto

Marataízes alcança destaque na vacinação de crianças e adolescentes A...

Cachoeiro aplica 2.908 doses de vacinas e se destaca na campanha de multivacinação

Cachoeiro de Itapemirim obteve um expressivo resultado no Dia...