Governo ESIema lança primeira trilha virtual 360º do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Iema lança primeira trilha virtual 360º do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha


Imagine fazer uma trilha em um parque estadual sem sair de casa? A experiência já é possível no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lançou, em sua plataforma on-line de dados ambientais GEOIEMA, a primeira trilha virtual 360º, com a possibilidade de passear pela Trilha da Restinga. Com 2,487 metros de extensão, a trilha sai da sede do parque, passa pelos alagados, vegetação fechada, segue em paralelo com a praia até sair na Lagoa de Caraís, que fica próxima ao mar.

O trabalho das trilhas virtuais 360º está sendo desenvolvido pela equipe de Geomática da Gerência de Recursos Naturais do Iema e tem como objetivo realizar a virtualização de todas as trilhas dos Parques Estaduais do Espírito Santo. Atualmente, o Estado é gestor de 17 Unidades de Conservação Estaduais, sendo que cinco são Parques Estaduais abertos à visitação.

A próxima etapa é finalizar todas as trilhas do PEPCV para ter o primeiro Parque Estadual com todas as trilhas virtuais 360º disponibilizadas no GEOIEMA. “O principal objetivo das Trilhas Virtuais 360º é levar o ambiente das trilhas até as pessoas, de forma fácil, interativa e prática, especialmente para pessoas que têm dificuldade de locomoção e que desejam saber como são as trilhas nos Parques”, ressaltou o coordenador de Geomática do Iema, Pedro Ronchi.

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha possui seis trilhas: Trilha da Restinga (2.487m); Trilha da Capivara (1.632 m – aquática), Trilha do Tropical (1.097m), Trilha do Alagado (498m), Trilha da Clúsia (137m) e a Trilha do Mirante da Lagoa de Caraís (133m). Ao todo o Parque tem quase 6 quilômetros de trilhas (5.984 km). O PEPCV é o único Parque no Estado que conta com trilha aquática, a Trilha da Capivara, cujo percurso é feito pelo leito da Lagoa de Caraís.

Para fazer a Trilha 360º, a equipe utilizou uma Câmera Insta360º de 1 polegada, que foi adquirida com o Prêmio de Inovação Tecnológica do Governo do Estado, recebido no Inoves.

Um técnico percorreu toda a extensão de 2.487 metros da trilha com a câmera acoplada a um bastão de selfie e realizou as imagens em formato de vídeo. Após a obtenção das imagens, o vídeo foi dividido em partes onde os trajetos escolhidos apresentam feições ambientais interessantes e peculiares. Posteriormente, os vídeos foram convertidos em formato compatível para serem publicados no GEOIEMA.

 

Serviço:

Trilha virtual 360º do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Acesse: http://geo.iema.es.gov.br/

Clique na opção do Menu “Trilhas 360º”, selecione a opção “Trilha da Restinga”, aproxime no mapa e clique em uma das “bolinhas” escrito 360º para acessar o local.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES



Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Calderano conquista bronze após derrota na semi da Copa do Mundo

Hugo Calderano Conquista Medalha de Bronze na Copa do...

Everton mira Myles Lewis-Skelly enquanto futuro no Arsenal segue incerto!

Myles Lewis-Skelly no radar de clubes europeus O jovem meio-campista...

Polícia Civil prende padrasto em Guaçuí por estupro de vulnerável contra enteada

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem por Estupro...

Primeira mulher assume cargo de liderança na Polícia Militar do ES

Governador Ricardo Ferraço Anuncia Novo Comando na Polícia Militar...

Real Madrid acelera negociações e quer renovar contrato de Rüdiger até 2027!

O Real Madrid está em negociações para garantir a...

Polícia Civil prende homem suspeito de tentativa de feminicídio em Pedro Canário

Polícia Civil realiza prisão por tentativa de feminicídio em...

Parques Nacionais do Brasil brilham em exposição na Alemanha

A rica biodiversidade dos Parques Nacionais do Itatiaia e...

Crise no Liverpool: Arne Slot fora, quem será o novo comandante dos Reds?

Liverpool Enfrenta Crise e Busca Novo Treinador Após Derrota...

Sensor de baixo custo para poluição do ar é lançado na ATL

Sensor de Baixo Custo para Monitoramento da Qualidade do...