21.7 C
Itapemirim
domingo 26 maio 2024

Hospital Roberto Silvares realiza captação de órgãos no fim de semana

Governo ESHospital Roberto Silvares realiza captação de órgãos no fim de semana


O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou, nos dias 03 e 04 de junho, múltiplas captações de órgãos que beneficiaram pacientes receptores no Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco.

Na primeira captação, que ocorreu no último sábado (03), dois rins foram captados e encaminhados para Pernambuco. Já o fígado do doador, beneficiou pacientes que aguardavam pelo transplante no Espírito Santo.

No domingo (04), foi realizada a captação de um coração. O órgão foi transportado por uma equipe da FAB para um paciente em Minas Gerais. Dois rins, o fígado e uma córnea ficaram no Espírito Santo e atenderam pacientes capixabas que aguardavam na fila.

Para a realização dos transportes dos órgãos para os receptores, foi mobilizada uma força-tarefa, que contou com a participação o helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo (Notaer-ES) e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, ressaltou a importância de a família estar ciente do desejo do ente em ser doador de órgãos e atender à solicitação, e parabenizou o trabalho em equipe dos profissionais envolvidos na ação.

“O ‘sim’ dessas famílias renovou as expectativas de vidas dos receptores que aguardavam por um transplante no Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco.  Esse resultado também demonstra a importância do trabalho conjunto entre a equipe médica, de Enfermagem do HRAS, enfermeiros plantonistas da Central Estadual, Central Nacional, o transporte aéreo realizado pelo Notaer-ES, Infraero e, por via terrestre, pela Central Estadual de Transplantes.  Todos esses profissionais não mediram esforços para realizar o último desejo dos doadores e das famílias que, diante de tanta dor, tiveram o ato de amor e disseram sim para a doação de órgãos”, disse Maria Machado.

Para o diretor geral do HRAS, Eduardo Ribeiro Morais, a doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Ele destacou que nos últimos 07 meses, a equipe de atendimento, juntamente com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes do HRAS (CIHDOTT), foi evidenciada em atos de doação.

“Doar são conexões que salvam vidas mesmo não sabendo quem são, e que dão a muitos a oportunidade de respirar, de enxergar, de viver a vida com qualidade em sua plenitude. Nossa instituição tem fortalecido as atividades envolvendo esse ato de cidadania e os resultados estão sendo atingidos por vias da excelência no atendimento de todos os envolvidos neste processo”, afirmou.

O diretor lembrou ainda que é importante disseminar a cultura sobre doação de órgãos e desconstruir a ideia sobre morte. “Afinal, da vida nada levamos, exceto o que somos! Manifestar o desejo em ser doador de órgãos é uma atitude nobre, e é ver a vida tendo continuidade na existência do outro. Nós, do (hospital) Roberto Silvares, não temos palavras para agradecer às famílias doadoras e aos profissionais envolvidos nesse processo de continuidade de vida”, frisou.

Transplantes no ES

Segundo dados fornecidos pela a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), até esta segunda-feira (05), foram registrados 2.128 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.214 para rim, 899 para córnea, 13 para fígado e duas pessoas à espera de um coração.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas