23 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Governo do Estado lança segunda edição da Academia de Gestão Municipal

Governo ESGoverno do Estado lança segunda edição da Academia de Gestão Municipal


O Governo do Estado lança, na próxima quinta-feira (4), a segunda edição da Academia de Gestão Municipal: a AGM 2.0. A iniciativa é voltada para a capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), visando a contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas.

O evento de lançamento será realizado no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 9 horas, e terá como tema central ‘Planejamento Regional para a Sustentabilidade: O Modelo de Desenvolvimento do Espírito Santo’.

Na programação haverá palestra com o economista Marco Aurélio Costa, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“O Desenvolvimento Regional Sustentável é ao mesmo tempo uma diretriz fundamental e uma atividade permanente do Governo do Estado. Cada uma das dez microrregiões capixabas possui vocações, potencialidades e desafios próprios. Em todas elas, se concretiza em uma agenda feita de planos e projetos desenhados em parceria com os agentes econômicos e políticos locais. A Academia busca a capacitação e o intercâmbio de conhecimentos entre todos envolvidos na formulação e na execução das tarefas. A partir da coletividade, vamos consolidar novas perspectivas de crescimento em busca de oportunidades e melhoria da qualidade de vida dos capixabas”, disse o vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. 

Integração

Segundo o secretário Chefe da Casa Civil, Davi Diniz de Carvalho, o trabalho realizado pelo Governo do Estado é pautado pela integração e, dentro desse contexto, a Casa Civil dá a sua colaboração como porta-voz do diálogo com os municípios, poderes e sociedade civil organizada, fomentando uma rede de capacitação focada no desenvolvimento regional sustentável do Espírito Santo.

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo Lucas, acrescenta que “o único caminho para a conquista de níveis maiores de prosperidade é através da ação qualificada dos líderes locais com o suporte de políticas públicas adaptadas às diferentes realidades de cada uma das microrregiões capixabas”.

Crescimento equilibrado

Para o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, esta será mais uma oportunidade de fomentar a integração entre os municípios por meio da disseminação de conhecimento. “A Academia de Gestão Municipal é uma ação do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo, que busca promover o crescimento equilibrado e integrado nas microrregiões capixabas. Já na primeira edição, tivemos uma grande participação. Com a AGM 2.0 a expectativa é de superarmos os resultados e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado”, destacou.

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, enalteceu a iniciativa que busca promover o desenvolvimento equilibrado. “Na atualidade não temos como falar em desenvolvimento sem falar de sustentabilidade, que deve nortear ações diversas nos órgãos públicos e privados. A iniciativa de capacitar os gestores municipais e suas equipes é importante para que nossos municípios e o Espírito Santo continuem se destacando no Brasil quando o assunto é boas práticas sociais, econômicas e de sustentabilidade”.

A Academia de Gestão Municipal 2.0 tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) e o apoio institucional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) são parceiros do projeto.

Gestores municipais e suas equipes, Conselheiros de Desenvolvimento Regional Sustentável e lideranças regionais podem se inscrever gratuitamente para o evento no endereço eletrônico https://jacredenciei.com.br/e/academiagestao2.0.

Serviço:

Lançamento da AGM 2.0

Data: 4 de maio (quinta-feira)

Horário: das 9 às 12 horas

Local: Centro de Convenções de Vitória – R. Constante Sodré, 157, Santa Lúcia

Programação:

9h – Café de recepção

9h30 – Abertura

10h: Palestra “Planejamento Regional para a sustentabilidade: o Modelo de Desenvolvimento do Espírito Santo”, com Marco Aurélio Costa

Sobre o palestrante: Com mestrado e doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Marco Aurélio Costa é técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde coordena os projetos de apoio à construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, da Governança Metropolitana no Brasil e do Mapeamento da Vulnerabilidade Social nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. É também coordenador nacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial.

Inscrições: https://jacredenciei.com.br/e/academiagestao2.0

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-1415
comunicacao@sedes.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Karina Soares
(27) 3636-1496 / 99622-0623
karina.soares@casacivil.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas