20.1 C
Itapemirim
quinta-feira 18 julho 2024

Governo do Estado inaugura nono Centro de Referência das Juventudes em Novo Horizonte

Governo ESGoverno do Estado inaugura nono Centro de Referência das Juventudes em Novo Horizonte


O nono Centro de Referncia das Juventudes (CRJ) foi inaugurado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na tarde desta quinta-feira (23), no bairro Novo Horizonte, na Serra. Este é o segundo equipamento em funcionamento no município, o primeiro fica no bairro Feu Rosa, ambos territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O CRJ Novo Horizonte está localizado na Rua Gaivota, quadra 77, mais conhecida como Rua da Feira, atrás da praça do bairro.

Com infraestrutura moderna e acolhedora, o CRJ Novo Horizonte é um dos maiores da Grande Vitória, com pista de skate, salas multiuso, laboratório temático, palco, sala de computador e de dança, além da equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social. O Centro vai funcionar de segunda a sexta-feira, oferecendo gratuitamente aos jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.

“Esse é um centro de oportunidades, uma fábrica de cidadania. Aqui o jovem pode procurar informações sobre formação profissional, cursos, oficinas, atividades culturais, além de contar com pista de skate, acesso à internet… Este é o nono CRJ dos 14 que iremos entregar em todo o Estado. É o Governo do Estado dando dignidade para nossas juventudes”, afirmou o governador Casagrande, durante a solenidade de inauguração que contou com apresentações musicais e de dança.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, explicou que os CRJs constituem o principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. “É mais uma importante entrega do Governo para as juventudes. Este é o nono CRJ inaugurado, espaços que estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga que se concretizou”, disse.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Novo Horizonte é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Social (CIEDS), definido após ampla seleção pública.

“Os CRJs são uma fábrica de cidadania e muito nos orgulha que o município da Serra tenha dois. São espaços onde vamos construir cidadãos e descobrir talentos. Pelas estatísticas, falam que nosso município é violento, mas a Serra é constituída por cidadãos de bem e este equipamentos vai trazer oportunidades para nossos jovens. Fazer a inclusão social é fundamental e também auxilia na geração de empregos. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, comentou o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Estão em funcionamento, além de Novo Horizonte, os CRJs Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, também na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz, São Mateus, Guarapari; Linhares e Colatina. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Cariacica e Vila Velha.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas