24.7 C
Itapemirim
domingo 28 abril 2024

Governo do Estado autoriza início de obra de viaduto em Cariacica

Governo ESGoverno do Estado autoriza início de obra de viaduto em Cariacica


O Governo do Espírito Santo autorizou, nesta segunda-feira (15), o início da obra de implantação de uma passagem em dois níveis (viaduto), em Cariacica. O investimento, que melhorará o acesso entre os bairros Rio Branco e Campo Grande, eliminando a paralisação do fluxo de veículos que trafegam na Avenida Mário Gurgel (trecho da BR-262), tem repasse no valor de R$ 22 milhões, com recursos provenientes do Fundo Cidades, que é gerido pela Secretaria do Governo (SEG).

A construção terá aproximadamente 700 metros de extensão, com quatro muros de escama de concreto armado em solo reforçado, sistema de drenagem com aproximadamente 176,50 metros de tubo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), instalação de 20 caixas coletoras em bloco pré-moldado, 17 poços de visita para BSTC (Bueiro Simples Tubular de Concreto), e 14 bocas de lobo duplas com grelha de concreto.

Na pavimentação, serão aplicados cerca de 34.622,83 metros quadrados de material betuminoso, distribuídos em 4.721,77 toneladas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Também estão planejadas a instalação de aproximadamente 2.909,02 metros de meio-fio de concreto pré-moldado; a construção de uma ciclovia com guarda-corpo metálico, tubos de aço galvanizado em 1.388,00 metros de extensão; a implantação de sinalização horizontal, vertical e semafórica; e a instalação de 22 postes metálicos circulares telecônicos retos para duas luminárias; 32 postes metálicos simples circulares telecônicos retos para 1 luminária; e 101 luminárias de LED.

Segundo a Secretaria de Obras de Cariacica, cerca de 120 mil veículos trafegam no trecho da Avenida Mário Gurgel (BR-262) todos os dias. Desse total, quase 20 mil acessando a Avenida Expedito Garcia, principal via do Bairro Campo Grande. Com a passagem em dois níveis, serão eliminados semáforos que retêm o fluxo de veículos que trafegam na avenida Mario Gurgel para acessar o bairro.

A obra melhorará o acesso entre os bairros Rio Branco e Campo Grande e permitirá que veículos acessem com mais facilidade o polo comercial situado na Avenida Expedito Garcia, permitindo, assim, a valorização e melhoria do comércio varejista do local.

“É mais um importante investimento em Cariacica, com recursos do Governo do Estado. A passagem em dois níveis vai garantir mais desenvolvimento para o município e garantir mais qualidade de vida para a população local”, afirmou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Ela lembra que, com recursos do Fundo Cidades 2022 e do Fundo Cidades 2023 – Adaptação às Mudanças Climáticas, o Governo do Estado investe em Cariacica aproximadamente R$ 99,64 milhões, voltados para elaboração de carteira de projetos estruturantes e realização de obras de drenagem e pavimentação; contenção de encostas; proteção superficial de erosão; execução de cortina atirantada e solo Grampeado; construção de muro de contenção. Outra obra realizada e que foi entregue à população em dezembro de 2023 é a urbanização da orla de Cariacica.  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEG
Claudia Feliz
(27) 3636-1118 / 99507- 4071
claudia.feliz@seg.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas