Governo ESGoverno do ES orienta sobre como economizar com conta de luz alta...

Governo do ES orienta sobre como economizar com conta de luz alta em agosto

Contas de Luz Aumentam em Agosto com Adoção da Bandeira Vermelha Patamar 2

A partir do mês de agosto, os consumidores capixabas sentirão um impacto significativo em suas contas de luz, em decorrência da ativação da Bandeira Vermelha, no patamar 2, conforme anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (25). Essa mudança refletirá um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

A implementação dessa bandeira ocorre em momentos em que as condições climáticas não favorecem a geração de energia pelas hidrelétricas, obrigando o uso de fontes de energia mais onerosas, como as termoelétricas. Essa realidade eleva os custos de produção de eletricidade, impactando diretamente o valor pago pelos consumidores.

Diante deste cenário, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) elaborou orientações práticas para auxiliar as famílias a economizarem energia e, consequentemente, a reduzir o impacto financeiro de suas contas mensais. A gerente de atendimento do Procon-ES, Kariny Lobato, enfatiza a importância de pequenas alterações nos hábitos diários como forma de mitigação. “É fundamental que os consumidores estejam atentos à conta de luz e realizem um planejamento. A redução no consumo neste momento significa pagar menos e, assim, otimizar recursos para outras despesas essenciais”, ressaltou.

Para facilitar a redução do consumo de energia, o Procon-ES recomenda as seguintes práticas:

  1. Chuveiro: Utilize o modo “verão” e reduz o tempo de banho, uma vez que o chuveiro é um dos principais responsáveis pelo aumento na conta de energia.
  2. Luz Natural: Aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia, evitando ligar lâmpadas desnecessárias.
  3. Desligue Aparelhos: Retire da tomada os aparelhos que não estão em uso. Vale lembrar que dispositivos em modo stand-by também consomem energia.
  4. Iluminação: Apague as luzes ao sair de cada cômodo da casa.
  5. Ar-condicionado: Evite o uso prolongado e mantenha os filtros limpos para garantir a eficiência do aparelho.
  6. Eletrodomésticos: Agrupe a lavagem e o passar de roupas, evitando a utilização excessiva de eletrodomésticos.
  7. Troca de Lâmpadas: Substitua lâmpadas incandescentes e fluorescentes por modelos de LED, que são mais eficientes e possuem maior durabilidade.
  8. Eficiência Energética: Opte por eletrodomésticos com selo Procel de eficiência energética A, que apresentam menor consumo elétrico.
  9. Televisão: Evite adormecer com a televisão ligada. Se disponível, programe o desligamento automático do aparelho.

Essas orientações visam não apenas mitigar o impacto da nova bandeira tarifária no orçamento das famílias, mas também promover uma maior conscientização sobre a importância do consumo responsável de energia elétrica.

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
Telefone: (27) 3134-8443
Email: imprensa@procon.es.gov.br

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Delegado da PCES conclui curso de combate ao crime nas fronteiras do Brasil

Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Curso...

Anchieta alcança marco de 100 mil exames laboratoriais realizados em 2026

Os investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta...

Marataízes comemora participação no Encontro dos Fóruns do Porto Central

Porto Central e ParkLog Avançam em Marataízes Recentemente, representantes do...

Inscrições para a residência médica do Enare se encerram na segunda-feira

Inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027...

Prefeitura de Anchieta convoca suplentes para habilitação na PNAB 2026

A Prefeitura de Anchieta anunciou a convocação de suplentes...

Anvisa suspende serviço de consulta e venda online pela Voy

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta...

Mulher é presa em Barra de São Francisco por estupro de vulnerável

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão de...

Bloqueio de R$ 23,7 bi será diluído sem afetar serviços sociais

O ministro do Planejamento e...

Taxa de desocupação fica em 5,6% e subutilização atinge 13,3% em maio

Taxa de Desemprego no Brasil Apresenta Pequena Queda em...