Governo ESGoverno do ES lança versão 2.0 do SIMPA para monitoramento ambiental eficaz

Governo do ES lança versão 2.0 do SIMPA para monitoramento ambiental eficaz

Iema Lança Versão 2.0 do Sistema de Monitoramento Ambiental do Espírito Santo

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disponibilizou em seu site a versão 2.0 do Sistema de Monitoramento de Parâmetros Ambientais do Espírito Santo (Simpa/ES). Esta nova atualização representa um avanço significativo na gestão e análise de dados ambientais, com a introdução de uma plataforma web reformulada que visa otimizar o gerenciamento de informações.

A versão anterior do sistema, Simpa 1.0, focava na coleta de dados sobre água superficial e subterrânea, efluentes sanitários e industriais, e informações sobre o solo. Já a versão 2.0 ampliou consideravelmente as matrizes de monitoramento, agora incluindo parâmetros adicionais como emissões atmosféricas, condições de fertirrigação, qualidade do ar, gestão de resíduos, monitoramento de ruídos e sedimentos. Além disso, a nova interface oferece um ambiente mais dinâmico e intuitivo para os usuários.

Durante o período de um ano em funcionamento, a equipe do Iema recebeu contribuições de servidores da instituição, as quais foram fundamentais para o aprimoramento do sistema. Esses ajustes culminaram em uma ferramenta não apenas mais eficiente, mas também alinhada às melhores práticas de monitoramento ambiental. O Espírito Santo se destaca como o único estado brasileiro a contar com uma plataforma integrada e avançada para a gestão de condicionantes ambientais.

Em um esforço para capacitar os usuários do sistema, o Iema realizou um treinamento nos dias 28, 29 e 30 de junho, com a participação da empresa Water Services and Technologies (WST), responsável pelo desenvolvimento do Simpa. O treinamento abrangeu servidores do Iema e representantes de empreendimentos, com o intuito de instruir os participantes sobre a utilização adequada da nova plataforma. Os novos parâmetros de monitoramento e as atualizações na interface foram destaques nas atividades formativas.

Mário Louzada, diretor-geral do Iema, enfatizou a relevância do Simpa: “A plataforma chega com a missão de facilitar e tornar mais evidente o cumprimento das normas ambientais. Estamos dando um passo para uma relação mais colaborativa e responsável entre o setor produtivo e o poder público.”

Para mais informações, a Assessoria de Comunicação do Iema está à disposição pelo e-mail karolina.bissoli@iema.es.gov.br e pelo e-mail comunicacao.iema@gmail.com.

Siga o Iema nas redes sociais:

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Oficina de Teatro em Piúma: Inscrições Abertas até 10 de agosto!

Inscrições Abertas para Oficina de Teatro em Piúma A Prefeitura...

Copom inicia reunião com expectativa de corte na Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...

Marataízes orienta cuidados devido à poluição do ar por fumaça

Incêndio em Marataízes gera caos e recomendações da Defesa...

Piúma se prepara para o emocionante Moto Rock nos dias 4 e 5 de setembro!

Piúma se Prepara para um Fim de Semana de...

Anchieta oferece 32 novas vagas de emprego no SINE; saiba como se candidatar!

O SINE de Anchieta inicia a semana com a...

Itapemirim investe em música para aprimorar ensino integral nas escolas

Educação em Tempo Integral: Escolas de Itapemirim Recebem Novas...

Itapemirim brilha e conquista 2º lugar no dominó nos JEPI 2026

Delegação de Itapemirim Brilha nos Jogos Estaduais da Pessoa...

Laura Pigossi conquista título na Espanha e volta ao top 200 mundial

Laura Pigossi conquista título no W100 de Gran Canaria A...