Governo ESGoverno do ES celebra retorno de 90 estudantes após intercâmbio na Irlanda

Governo do ES celebra retorno de 90 estudantes após intercâmbio na Irlanda

Estudantes da Rede Pública Estadual retornam da Irlanda após intercâmbio

Espírito Santo, 12 de abril de 2025 – Os 90 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino que participaram do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025 desembarcarão neste domingo (12), no Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles, após três meses de imersão linguística e cultural na Irlanda. O grupo partiu em 17 de janeiro rumo à capital irlandesa, Dublin, onde vivenciaram uma experiência enriquecedora marcada por aprendizado e intercâmbio cultural.

Durante sua estada na Irlanda, os intercambistas se envolveram em cursos intensivos de língua inglesa, o que favoreceu o desenvolvimento da fluência no idioma, da autonomia pessoal e a ampliação de sua visão de mundo. A iniciativa faz parte das ações do Governo do Estado que visam à internacionalização da educação e à valorização dos estudantes da Rede Pública Estadual.

A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, destacou a importância do programa, afirmando que ele é uma política pública consolidada e transformadora. “O Intercâmbio Estudantil amplia horizontes, fortalece a aprendizagem de idiomas e promove uma vivência cultural significativa. Os estudantes retornam mais preparados, com novas perspectivas e prontos para compartilhar conhecimentos com suas comunidades escolares”, afirmou Guzzo.

No total, em 2025, o programa beneficiou 350 estudantes, distribuídos em diferentes países para a prática da língua inglesa: 100 para os Estados Unidos, 90 para a República da Irlanda, 85 para a Inglaterra e 60 para o Canadá. Além disso, foram disponibilizadas 15 vagas para o aprendizado da Língua Espanhola na Argentina.

O Programa de Intercâmbio Estudantil foi criado em 2009 e atualmente abrange 51 unidades escolares, distribuídas pelas 11 Superintendências Regionais de Educação do estado. Em 2010, entrou em funcionamento no Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de estudar fora do país, consolidando as competências adquiridas nos cursos de línguas e possibilitando a aplicação do conhecimento em contextos sociais, culturais e profissionais.

Serviço

Recepção do primeiro grupo de estudantes

  • Local: Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles
  • Data: 12/04 (domingo)
  • Horário: 14h

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Email: comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri: cgbona@sedu.es.gov.br
Telefones: (27) 3636-7888 / 3636-7707

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Candidata a vereadora da Serra é indiciada por fraude na cota de gênero do PSB

A Polícia Federal indiciou Yolita Loyola de Andrade, candidata...

Iema define regras para eleição do Conselho do Parque Mata das Flores, ES

Iema Apresenta Diretrizes para Eleição do Conselho do Parque...

Indústria brasileira registra queda na confiança, o pior desde 2020

Confiança dos Empresários da Indústria Brasileira Cai pelo Terceiro...

Anchieta intensifica campanhas do Abril Verde para prevenção de acidentes de trabalho

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Lazio entra na briga com Roma por Yuri Alberto: disputa acirrada do mercado!

Corinthians de olho no futuro: Yuri Alberto em alta...

Polícia Civil e Militar prendem homem investigado por homicídio em Vila Velha

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Homicídio em...

Cachoeiro se prepara para o Festival do Rei com música, cultura e gastronomia da cidade

A partir desta quinta-feira (16), Cachoeiro de Itapemirim se...

Audiência Pública em Anchieta: Participe da Elaboração da LDO 2027

A Prefeitura de Anchieta está promovendo uma audiência pública...