Lançamento do Fórum de Mulheres na Saúde em Brasília Reforça Compromisso com Políticas Públicas para Mulheres
Em uma iniciativa significativa para a saúde feminina, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, inauguraram o Fórum de Mulheres na Saúde nesta terça-feira (28) em Brasília. O evento, sediado na Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), marca o início de um espaço dedicado ao debate e à formulação de políticas públicas que atendam melhor às necessidades das mulheres brasileiras no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do fórum é funcionar como um órgão consultivo e propositivo, abrindo portas para a participação ativa da sociedade na criação e no aprimoramento de iniciativas focadas na saúde integral da mulher. De acordo com o ministro Padilha, “ela [a mulher] utiliza mais o SUS, seja para cuidados próprios ou para acompanhar familiares, além de representar 75% dos profissionais da rede”. Destaca-se também o enfoque em diversas frentes de atuação, como saúde sexual e reprodutiva, atenção ao parto e pós-parto, menopausa, saúde menstrual, prevenção de violência de gênero e de câncer, e saúde mental.
O evento contou com o apoio de diversas personalidades e lideranças comunitárias, que reforçaram a importância do fórum como um instrumento de diálogo e transformação social. Entre os presentes, a empresária e ativista Luiza Brunet e a esposa do vice-presidente, Lu Alckmin, enfatizaram a necessidade de educar e envolver homens na promoção da saúde feminina e na prevenção da violência.
O fórum também destacou o papel central das mulheres no setor de reciclagem, com Aline Sousa, representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, apontando para a predominância feminina e negra no setor.
As ações do governo não pararam por aí. Ana Luiza Caldas, secretária de Atenção Primária à Saúde, mencionou programas como o de Dignidade Menstrual e a Rede Alyne, que focam em melhorias significativas na qualidade de vida e saúde das mulheres.
A primeira reunião do fórum está programada para janeiro de 2026, estabelecendo um marco para futuras discussões e implementações que possam efetivamente atender às demandas específicas das mulheres no país.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
[Exibindo uma imagem do ministro Alexandre Padilha e da ministra Márcia Lopes no evento de lançamento, capturada por Marcelo Camargo da Agência Brasil.]
Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher
Saúde

