23 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Governador firma compromisso para adesão ao pacto por desenvolvimento sustentável da ONU

Governo ESGovernador firma compromisso para adesão ao pacto por desenvolvimento sustentável da ONU


Em sintonia com as melhores práticas da agenda ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança -, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou, nesta terça-feira (08), a Carta de Compromisso para adesão ao Pacto Global, iniciativa de sustentabilidade promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde, vai participar da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27, que começa nesta sexta-feira (11) no Egito.

“Temos que seguir as agendas modernas para o planeta. É possível sim aliar desenvolvimento com a proteção ambiental. A cada ano o Espírito Santo dá passos em direção a um mundo mais sustentável. No ano passado, assumimos compromissos e nos tornamos um dos Estados a assinar o Race to Zero e Race to Resilience e agora assinamos a carta para aderir ao Pacto Global. Novamente vamos à COP 27 como presidente do Consórcio Brasil Verde, que reúne 22 governadores de todo País, amadurecendo nossas agendas e programas ambientais”, pontuou Casagrande.

Ao solicitar a adesão à iniciativa, o Governo do Estado assume o compromisso de apoiar e implementar na administração pública os Dez Princípios do Pacto Global, que engloba ações nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, além de fomentar a adoção dos temas na esfera privada.

Ao integrar o Pacto Global, o Estado do Espírito Santo também assumirá a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015.

A agenda é composta por 169 metas a serem atingidas até 2030 nas áreas social, ambiental, econômica e institucional. Entre as metas estão: a erradicação da pobreza, o investimento em energia limpa e a redução das desigualdades sociais e de gênero.

A solicitação de adesão ao Pacto Global contou com o apoio institucional da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), que vem atuando pela implementação da agenda ESG no Estado.

O Pacto Global é hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países. 

É uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, chamando as empresas e as instituições a alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

“O Pacto Global é a mola propulsora de um Estado que já lidera a agenda da sustentabilidade e da responsabilidade social, e agora assume um compromisso que consolida as agendas mais modernas para o planeta, e que muito além da área pública, é também a agenda mais moderna – e lucrativa – no mundo privado”, ressaltou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

COP 27

O governador do Espírito Santo foi indicado à presidência do Consórcio Brasil Verde, que faz parte do movimento Governadores pelo Clima, que conta com a participação de 22 Estados. Em 2021, Casagrande representou o Brasil na COP 26, que aconteceu em Glasgow, na Escócia. Na ocasião, se reuniu com representantes dos Estados Unidos, China, União Europeia e com o então herdeiro do trono britânico Príncipe Charles, agora Rei Charles III.

Casagrande apresentou o escopo do projeto do Consórcio Brasil Verde, além dos programas e projetos escolhidos pelos governadores para que pudessem receber investimentos. Dentre os projetos, está o Reflorestar, do Governo do Espírito Santo, um dos principais programas de reflorestamento do mundo.

Portal ESG ES

Em março último, o Governo do Estado lançou o portal “ESG ES”, reafirmando seu compromisso com as melhores práticas em responsabilidade ambiental, social e em governança. O Portal pode ser acessado no endereço https://portalesg.es.gov.br/ e traz todos os projetos estratégicos do Governo classificados na Agenda ESG. Para a classificação, foram utilizados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O trabalho foi realizado em parceria entre a Secont, a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest). O objetivo é fomentar a adoção da Agenda ESG no Estado, tanto por parte das instituições públicas quanto pelas empresas. As informações são apresentadas em um Painel de BI (Business Intelligence), o que facilita a visualização e o entendimento.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas