25.8 C
Itapemirim
sexta-feira 24 maio 2024

Governador do Espírito Santo participa da 7ª edição do Cosud

Governo ESGovernador do Espírito Santo participa da 7ª edição do Cosud


O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participa, entre quinta-feira (02) e o sábado (04), da 7ª Edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que está sendo sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento foi paralisado em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e agora retorna sua programação. Gestores dos sete estados das duas regiões vão debater temas econômicos, sociais e ambientais.

Durante a abertura do encontro, o governador destacou a importância da retomada dos eventos do consórcio. “Esse é um evento importante que retorna em um momento rico da política brasileira, no qual se fazem necessários o debate e a tomada de decisões. Temos a questão da recomposição das receitas dos estados, que sofreram perdas no último ano. Esse é um debate que mobiliza todos os governadores. Além disso, outros temas que também não podem sair da mesa”, disse.

Casagrande prosseguiu: “Vamos discutir as políticas de saneamento, cuja lei está sendo colocada para revisão, temos ainda a reforma tributária, que é um assunto complexo. Os estados também não podem abrir mão de discutir sobre o combate à pobreza, pois não podemos conviver com isso. Precisamos também falar sobre as mudanças climáticas, um tema atual e urgente. Os estados do Sul e Sudeste têm uma articulação grande e não podem ficar de fora desses debates”.

A programação do primeiro dia de evento contou com uma conferência sobre saneamento na parte da manhã. Casagrande destacou que o Espírito Santo caminha para a universalização do tratamento do esgoto da Região Metropolitana de Vitória antes mesmo do prazo definido pelo novo marco legal do saneamento básico. Em seguida, os chefes dos Executivos estaduais concederam uma entrevista coletiva à imprensa. À tarde, os governadores fazem uma visita ao Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, na Zona Portuária.

Na sexta-feira (3), segundo dia do Cosud, o tema central da conferência será a Reforma Tributária, com as presenças do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do ex-presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (AP). No mesmo dia, os governadores terão agendas com o presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com representantes da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), das Federações das Indústrias dos Estados participantes e visita ao Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.

No sábado (4), último dia do evento, haverá uma conferência sobre o tema “Pacto Federativo” com as participações do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL). Os governadores farão apresentação da Carta do Rio de Janeiro, seguida de coletiva de imprensa.

No evento, além das agendas exclusivas dos governadores, os secretários de Estado e diretores-presidentes de autarquias participam de vários grupos de trabalho onde debatem temas específicos de cada área e trocam experiências exitosas.

Os grupos de trabalho desta 7ª Edição do Cosud são: Previdência Social, Fazenda, Meio Ambiente, Agricultura, Governança e Controle Interno, Mulheres e Cidadania, Cultura, Governo Digital e Desburocratização, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Habitação, Saúde, Defesa Civil, Educação, Inovação e Tecnologia, Segurança Pública, Esporte, Logística e Transporte e Turismo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas