23.1 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Fórum Capixaba reúne catadores de materiais recicláveis em Vitória

Governo ESFórum Capixaba reúne catadores de materiais recicláveis em Vitória


Catadores de Materiais Recicláveis de todo Estado se reúnem na próxima terça-feira (28), na 13ª Reunião do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS), que acontece no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT), a partir das 14 horas, em Vitória. O encontro será no formato híbrido, presencial e on-line.

O Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos tem a finalidade de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com metas até 2030, que tratam da qualidade de vida e a segurança de catadores e catadoras no trabalho. Além disso, também tem o objetivo de fazer do Espírito Santo um estado que recicla e incentiva temas relacionados à manutenção do equilíbrio ecológico, produção e consumo sustentável.

Já na área econômica, o Fórum defende o incentivo à economia circular, que tem o propósito de inserir pessoas vivendo em situação de miserabilidade em condições de trabalho digno, atuando nas associações organizadas, com o intuito de reduzir a desigualdade social. Nesse sentido, o encontro também vai estimular ações necessárias à implantação da logística reversa no Estado.

Na oportunidade, também será apresentado os trabalhos da história do Fórum, criado em 2020, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que vem investido na saúde e em melhorias direcionadas às condições de trabalho do coletivo de catadores de recicláveis; os trabalhos das subcomissões de fortalecimento dos catadores, de contratos e de logística reversa; o histórico do projeto Catadores, iniciado em 2013 até os dias de hoje.

Outro momento marcante do encontro será proporcionado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) que fará a entrega de equipamentos, dois caminhões, uma pick-up, além de kit escritório para associações de catadores. O intuito é contribuir com a melhoria da gestão administrativa dentro das associações e o aumento da coleta seletiva no Espírito Santo.

O FCRS é coordenado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) e a Aderes.

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis é de fundamental importância para o nosso Estado, já que conecta o sustentável com o econômico, retirando resíduos que poderiam ir para o meio ambiente, transformando em renda para o sustento de suas famílias.

“Essa é mais uma atividade empreendedora apoiada pela Aderes, que trabalha para desenvolver o associativismo e o cooperativismo proporcionando dessa forma, que esses catadores se reúnam em associações tendo mais qualidade de vida e renda”, destacou Alberto Gavini.

Para a promotora de Justiça do MPES e coordenadora do FCRS, Isabela de Deus Cordeiro, o Fórum busca formas de evoluir a política ambiental do Estado e tem como base a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. “São muitos os desafios na implementação de melhorias para os catadores, para a coleta seletiva e para a gestão dos resíduos sólidos como um todo nos municípios. Mas estamos definindo planos de ação estratégica e meios de incentivo para que as prefeituras adiram aos ODS. Até o momento, temos caminhado no planejamento da contratação das associações de catadores e catadoras de material reciclável”, comentou a coordenadora.

Já a vice-coordenadora do FRCS e procuradora do MPT-ES, Janine Milbratz Fiorot, disse que o Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos vem, desde a sua criação, se articulando com diversos órgãos públicos, Municípios, associações de catadores de materiais recicláveis e sociedade civil, no intuito da efetiva implementação da política nacional de resíduos sólidos, com enfoque especial no fortalecimento das associações de catadores.

“Essa será a primeira reunião presencial desde o início do Fórum, após diversas reuniões por videoconferência. Assim, esperamos que haja ainda uma maior união, conjugação de esforços e aproximação entre os integrantes para consecução dos objetivos e metas estratégicas, por meio das subcomissões do FCRS”, destacou a procuradora do trabalho.

 

Serviço:
13ª reunião do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS)
Local: Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª região (TRT) –
Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 – Enseada do Suá, Vitória
Horário: 14 horas

Também será feita transmissão On-line durante o evento. É possível acompanhar toda a programação no canal da Aderes no Youtube.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
27 3636-8560
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas