MarataízesForça-tarefa atua em Marataízes para controlar incêndio devastador

Força-tarefa atua em Marataízes para controlar incêndio devastador

Incêndio em Marataízes: Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Combatem Fogo em Área Verde

Marataízes, ES – Um incêndio de grandes proporções eclodiu nesta quarta-feira (3) em um terreno em frente à escola Maria da Glória Nunes Nemer, no bairro Belvederes, após um morador atear fogo em mato seco. Com a vegetação árida e ventos fortes, as chamas se propagaram rapidamente, gerando preocupação entre os moradores da região.

O coordenador da Defesa Civil, Jones Toledo, relatou que a equipe iniciou o combate ao incêndio imediatamente e recebeu suporte da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR). Devido à gravidade da situação, o Corpo de Bombeiros foi chamado e enviou um caminhão auto-bomba para auxiliar nas operações de contenção, além de um caminhão-pipa da SEMSUR.

Apesar da dificuldade enfrentada pelas equipes de combate ao incêndio, conseguiu-se evitar que as chamas chegassem às residências próximas. No entanto, o foco de fogo na matinha da avenida Domingos Martins representava uma ameaça significativa à vegetação nativa e a propriedades próximas.

Após várias horas de esforço conjunto, as equipes conseguiram controlar e extinguir o incêndio, que devastou uma área de aproximadamente 65 mil m², equivalente a nove campos de futebol.

Jones Toledo fez um apelo à população, destacando os perigos de atear fogo em lotes e terrenos. “A prática é primitiva e proibida por lei. Aqueles que forem identificados podem responder judicialmente e sofrer sanções, incluindo multas,” alertou o coordenador da Defesa Civil.

Incêndios em terrenos baldios são comuns em períodos de estiagem, quando o mato fica propenso a pegar fogo. Segundo a Lei Federal 9605/98, que trata sobre crimes ambientais, o ato de provocar poluição que cause danos à saúde humana pode resultar em pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

O impacto das queimadas é grave, pois o fogo descontrolado pode afetar residências, lavouras e até redes elétricas, além de causar doenças respiratórias e a morte de animais. A limpeza de terrenos, segundo a Defesa Civil, deve ser realizada de forma mecânica, com o mato cortado e os detritos descartados em locais apropriados, como a área designada pela Prefeitura de Marataízes em São João do Jaboti.

A Coordenação de Defesa Civil é parte da Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial (SEDESP). As imagens relacionadas ao incêndio foram capturadas por equipes da Defesa Civil durante as operações de combate ao fogo.

A população é chamada a agir como fiscal do meio ambiente, mantendo terrenos limpos e denunciando práticas irregulares.

Fonte: Prefeitura Municipal de Marataízes.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil realiza operação e prende foragido por homicídio em Muniz Freire

Polícia Civil do ES realiza operação em Muniz Freire...

Gilvan da Federal Contraria Armandinho Fontoura e Cria Tensão no PL em Vitória

O vereador Armandinho Fontoura (PL) gerou polêmica ao apresentar...

Produção industrial cai 0,2% em maio, primeiro resultado negativo do ano

Produção Industrial Cresce 0,2% em Maio de 2026, Mas...

Anchieta oferece 53 novas vagas de emprego no SINE; confira os detalhes!

A cidade de Anchieta inicia a sexta-feira com a...

Rio sedia mostra ‘Zona de Sacrifício’ sobre mineração no Jequitinhonha

Exposição no Rio aborda mineração e impactos ambientais em...

Estudantes de setembro e outubro recebem quarta parcela do Pé-de-Meia

Estudantes do Programa Pé-de-Meia Recebem Quarta Parcela do Incentivo...

Polícia Civil do ES Resgata Criança Roubada e Apreende Adolescente Envolvida

Polícia Civil localiza criança desaparecida após cinco dias e...

Rio implementa medidas contra efeitos do El Niño

O Rio de Janeiro se prepara para enfrentar as...

Polícia Civil Desarticula Organização Criminosa e Prende Cinco em Santa Maria

Polícia Civil do ES Deflagra Operação ‘Legado’ e Prende...