CulturaFestival de Cinema Independente Anima Duque de Caxias

Festival de Cinema Independente Anima Duque de Caxias

A 5ª edição do Festival Mate com Angu de Cinema inicia nesta quinta-feira (23), trazendo uma diversidade de produções audiovisuais para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com entrada gratuita, o evento intitulado “Bora se ver no Cinema” decorre até o dia 1º de novembro em espaços culturais da região e encapsula a essência da produção local de cinema, através do apoio e visibilidade que proporciona aos cineastas nacionais.

O festival será sediado em pontos emblemáticos da cidade como o Gomeia Galpão Criativo e o Casarão da Cultura, além de incluir uma exibição especial ao ar livre na Praça da Estação de Trem de Imbariê. O público poderá desfrutar de uma rica programação que inclui exibições de longas-metragens nacionais, competições de curtas-metragens, além de várias oficinas, debates e aulas abertas que promovem a interação e formação audiovisual.

Luisa Pitanga, uma das organizadoras, destaca que o festival recebeu inscrições de mais de 600 curtas-metragens de todo o país, evidenciando o impacto positivo da Lei Paulo Gustavo no incentivo à produção cinematográfica. Esta lei, nomeada em homenagem ao ator e comediante brasileiro falecido em 2021, realoca aproximadamente R$3,862 bilhões para projetos culturais em todo o Brasil, reforçando a importância das políticas públicas no fomento à cultura.

A abertura do festival será marcada pela estreia de “Amuleto”, documentário produzido pelo próprio Cineclube Mate com Angu, que explora as narrativas e o processo criativo por trás de “O amuleto de Ogum”, filme de 1974 dirigido pelo renomado Nelson Pereira dos Santos. De acordo com Igor Barreira, membro do coletivo, o festival não só proporciona entretenimento, mas também instiga a reflexão e o debate crítico, essenciais para a evolução do cinema e da arte.

O Festival Mate com Angu é realizado em parceria com a Circular Filmes e conta com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, evidenciando um esforço conjunto para democratizar e descentralizar o acesso ao cinema fora dos tradicionais espaços comerciais.

Festival promove cinema independente na Baixada Fluminense

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Flamengo bate Ferroviária por 1 a 0 nas quartas do Brasileirão Feminino

Flamengo vence Ferroviária e abre vantagem nas quartas de...

Podcast “Crianças Sabidas” Explica Eleições 2026 aos Pequenos

Podcast Infantil Explica Eleições Gerais de Forma Lúdica ao...

Venezuela fecha acordo histórico com EUA para produção de petróleo

Venezuela e EUA Firmam Acordo Histórico para Aumento da...

Última chance: renegociação de dívidas termina nesta segunda-feira

Novo Desenrola Brasil encerra na próxima segunda-feira: Oportunidade para...

Cachoeiro promove palestra para homens sobre combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Procon de Cachoeiro promove encontros comunitários sobre direitos do consumidor

O Procon de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo o...

RJ: Justiça autoriza estado a gerir clube e pousada do CV

Justiça do Rio de Janeiro autoriza governo estadual a...

Prefeitura de Anchieta inicia recadastramento funcional de servidores efetivos em 31/08

A Prefeitura de Anchieta dará início ao Recadastramento Funcional...

Bandeira tarifária de energia seguirá amarela em setembro de 2023

Bandeira Tarifária Amarela é Mantida em Setembro e Impacta...