CulturaEnem agora medirá qualidade do ensino básico no Brasil

Enem agora medirá qualidade do ensino básico no Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adquirirá novas funcionalidades, conforme decreto presidencial 12.915, firmado por Luiz Inácio Lula da Silva e publicado ontem. Além de ainda ser o principal meio de acesso ao ensino superior, agora também servirá como ferramenta oficial de avaliação da educação básica dentro do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Esta mudança, anunciada em cerimônia presidencial em Brasília, almeja potencializar o uso do Enem para gerar indicadores mais precisos sobre o desempenho escolar no Brasil. O Ministro da Educação, Camilo Santana, expressou otimismo com a reforma, destacando que a prioridade dos estudantes pelo Enem em relação a outros exames como o Saeb, traduzirá em uma participação mais efetiva e resultados mais robustos.

O novo papel do Enem, segundo o Ministério da Educação (MEC), colaborará diretamente na produção de dados educacionais vitais para o desenvolvimento e ajustes de políticas públicas educacionais. Estes dados permitirão não somente monitorar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) mas também melhorar o entendimento sobre a qualidade e a equidade da educação no país.

O Enem continuará a ser utilizado para o ingresso em universidades através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de programas como ProUni e Fies. Desde a edição de 2025, o exame também retomou a certificação da conclusão do ensino médio para participantes que atingem os critérios de idade e desempenho específicos.

Os detalhes de transição para o novo formato do Enem serão estabelecidos em uma futura portaria do MEC, que garantirá a adequada continuidade dos processos de avaliação e certificação.

O Inep, responsável pela execução do Enem desde 1998, continuará a organizar o exame, que além de seu papel tradicional no Brasil, ainda permite aos alunos utilizarem suas notas para acessar instituições de ensino superior em Portugal, onde há convênios estabelecidos para tal finalidade.

Enem passa a compor Saeb e vai medir a qualidade do ensino no Brasil

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Real Madrid x Manchester United: Disputa acirrada por Unai Emery do Aston Villa

O futuro do Real Madrid se configura em meio...

Governo do ES: Serviços de Saúde e Atendimento no Dia do Trabalhador

Atendimentos em Repartições Públicas e Serviços de Saúde Durante...

Polícia Civil do ES prende homem suspeito de homicídio em Vila Velha

Polícia Civil do Espírito Santo prende suspeito de homicídio...

USP inicia diretrizes para cotas de PcD no vestibular de 2028

USP Cria Grupo de Trabalho para Implantação de Reserva...

Centro POP de Cachoeiro divulga balanço de atendimentos no primeiro trimestre de 2026

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Preços do Dia das Mães sobem menos que a inflação anual

Produtos para o Dia das Mães Têm Aumento Menor...

SINE de Anchieta anuncia 24 novas vagas de emprego; confira os detalhes!

O SINE de Anchieta abriu 24 novas vagas de...

Copom mantém cautela na Selic diante de tensões globais e inflação

Banco Central Mantém Selic Moderada diante de Incertezas Geopolíticas...

Guardiola: Manchester City lutará até o fim pela Premier League, apesar da desvantagem!

Manchester City Tropeça e Complica Luta pelo Título da...