22.4 C
Itapemirim
domingo 28 abril 2024

Detran|ES realiza intervenção urbana na Praia de Camburi como parte da Semana Nacional de Trânsito

Governo ESDetran|ES realiza intervenção urbana na Praia de Camburi como parte da Semana Nacional de Trânsito


Mais uma vez, a Praia de Camburi, em Vitória, foi o local escolhido para uma intervenção urbana realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). A ação faz parte das atividades realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) e contou com a afixação de 543 cruzes na areia da praia, representando a quantidade de mortes de trânsito no Espírito Santo de janeiro a agosto deste ano.

Além das cruzes, foi colocado também uma espécie de “tambor” com itens que, pelo seu uso ou falta do uso, podem ter sido as causas dos acidentes que ocasionaram a perda dessas vidas, como cadeirinha, bebidas alcoólicas, celular, excesso de velocidade, entre outros. O objetivo principal é sensibilizar a sociedade, levá-la a uma reflexão sobre as escolhas que são feitas no trânsito e, dessa forma, dar um basta nas mortes no trânsito. A ação teve início na manhã do último domingo (24) e segue até esta quinta-feira (28).

De acordo com o relatório do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, 543 pessoas morreram no Estado em decorrência de acidentes em vias urbanas e rurais, nos sete primeiros meses deste ano. Desse total, 263 são motociclistas. Além disso, os dados mostram que os municípios da Serra, Vila Velha, Linhares, São Mateus e Colatina lideram este ranking e que a maioria dos acidentes fatais ocorreu nos fins de semana.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, salientou que, alinhada ao tema da campanha da Semana Nacional de Trânsito, esta intervenção tem como objetivo mostrar para a sociedade capixaba que passar pelo local, e também por meio da repercussão nos veículos de imprensa, o quão importante são as nossas escolhas no trânsito.

“A escolha errada é a responsável pela maioria dessas mortes. Sejam escolhas feitas por quem estava conduzindo um veículo, que não obedeceu aos limites de velocidade, ou a escolha do pedestre, que optou por não usar a faixa. Não adianta mudar regras de trânsito, melhorar tecnologia de segurança dos automóveis, investimentos em sinalização, fiscalização e educação no trânsito. São as escolhas, a conduta humana, os determinantes no trânsito”, afirmou Givaldo Vieira.

Ele ressaltou ainda que o perfil de vítimas fatais aponta que cerca de 57% estão na faixa etária entre 15 e 44 anos. “São jovens que estão perdendo suas vidas no trânsito. Homens e mulheres, filhos, irmãos, pais de família. Estamos aqui fazendo um apelo pela preservação da vida”, pontuou o diretor do Detran|ES.

Reações de quem passou por lá

Ari Pereira Mota, morador da Mata da Praia, é habilitado há mais de 50 anos e destacou a importância de ações educativas. “A gente (população) precisa sempre ser lembrado de que não está sozinho no trânsito, que devemos pensar no coletivo. Ver esse volume de cruzes, saber que cada uma representa uma pessoa é desconfortável e chocante”, disse.

Já Miguel Carvalho, que é morador de Jardim da Penha, se emocionou com a intervenção. Ele andou por entre as cruzes, parou e fez uma oração em memória das pessoas que morreram no trânsito. Miguel Carvalho disse que perdeu um amigo em um grave acidente de trânsito.

Para Lino Viana, também morador de Jardim da Penha, ações como auxílio preventivo aos acidentes de trânsito são importantes de serem realizadas. “Assim como existem as campanhas de vacinação e de prevenção às doenças, vejo essas ações como medidas importantes e que tem o objetivo de salvar vidas no trânsito. É uma maneira de chamar o cidadão para a realidade, para repensar sobre sua responsabilidade e suas atitudes”, disse.

A intervenção urbana na Praia de Camburi está localizada na altura do Clube dos Oficiais. Perto das cruzes e dos itens relacionados ao trânsito, está afixado um totem explicativo que a pessoa pode acessar, por meio de um leitor de QR Code, com o vídeo da campanha publicitária do Detran|ES sobre a Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.

Semana Nacional de Trânsito

Com previsão estabelecida por meio do Código de Trânsito Brasileiro (CBT), a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro. O objetivo da Semana é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao entendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, focando no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana no Espírito Santo

No período entre o dia 18 e 25 de setembro, o Detran|ES realizou diversas ações educativas com foco na diminuição dos acidentes de trânsito. As atividades foram realizadas em todo o Estado e teve como objetivo conscientizar motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre as escolhas de cada um no trânsito e como elas impactam no coletivo. 

Os municípios da Serra, Cariacica e Viana receberam a blitz educativa “Atenção pela vida”, que abordou motoristas e motociclistas. A equipe do Detran|ES deu orientações sobre cuidados necessários no trânsito. 

Nesta segunda-feira (25), pela manhã, foi realizada uma blitz educativa na Praia de Camburi, em Vitória. Participaram os agentes de educação e de fiscalização do Detran|ES e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).  No período da tarde, o município da Serra recebeu a Passeata pela Paz na Serra. A passeata foi feita em parceria com a Prefeitura, escolas do município e Detran|ES.

Na última terça-feira (19), a equipe de educação realizou o Curso de Formação em Educação de Trânsito para os servidores do órgão. O objetivo é ampliar o número de servidores aptos a participar de ações educativas, com foco em abordagens de rua. O curso aconteceu no espaço Detranzinho, na Serra.

Os servidores também puderam participar de uma blitz educativa em Cariacica e Serra. Essas ações aconteceram em parceria com as Prefeituras e mobilizaram as equipes de educação e fiscalização, que cumpriram o papel de orientar os motoristas capixabas. Além da abordagem relacionada ao trânsito, o público teve um atendimento médico com aferição de pressão e exames básicos. 

No sul do Estado, em Marataízes, aconteceu o Curso de Mecânica Básica para Motociclistas. O intuito principal é ensinar o básico sobre peças e fazer com que os motociclistas não passem sufoco. O curso foi realizado em parceria com a Moto Vena.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles
imprensa@detran.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas