25.2 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Detran|ES convoca 1.110 candidatos suplentes no CNH Social 2023

Governo ESDetran|ES convoca 1.110 candidatos suplentes no CNH Social 2023


O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, nesta segunda-feira (12), no site www.detran.es.gov.br, a lista com os nomes de 1.110 candidatos suplentes do Programa CNH Social 2023. Os selecionados devem fazer a matrícula de forma on-line a partir de 12 horas desta quinta-feira (15) até as 23h59 do dia 30 de junho de 2023, na aba ‘CNH Social’, no site do órgão.  

A lista de suplentes tem o objetivo de possibilitar o melhor aproveitamento de todas as oportunidades ofertadas pelo Governo do Estado. Esses candidatos serão convocados em ordem de classificação para preencher as vagas não ocupadas pelos candidatos selecionados na primeira fase do programa por descumprimento dos prazos estabelecidos para a realização do processo de Habilitação.   

Neste ano, o Programa CNH Social ofertou 3.500 vagas e teve o recorde de inscritos, com mais de 89 mil pessoas interessadas em obter a Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), em fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta), ou para a adição de categoria A ou B. O período de inscrições foi de 04 a 14 de abril e a lista de selecionados na 1ª fase do programa foi divulgada no dia 20 de abril.  

Os candidatos são selecionados de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, considerando a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.  

Matrícula   

Os selecionados na lista de suplentes devem acessar a aba ‘CNH Social’ no site www.detran.es.gov.br e realizar a matrícula on-line entre as 12 horas do dia 15 de junho até as 23h59 do dia 30 de junho de 2023.  

O Detran|ES acrescenta que não entra em contato com os candidatos para informar sobre a seleção, sendo de inteira responsabilidade do interessado acompanhar a divulgação do resultado nos canais oficiais do Órgão, respeitar os prazos estabelecidos para receber o benefício e manter os dados atualizados.   

O órgão alerta os candidatos que o processo de habilitação tem validade de 12 meses a contar da data da abertura do processo na autoescola, e que, caso ultrapasse esse prazo, assim como os demais prazos estabelecidos para o início dos processos de habilitação, os candidatos serão considerados desistentes do processo, terão seus processos cancelados e ficarão impedidos de participar dos editais do Programa CNH Social pelo período de três anos.  

Confira aqui o passo a passo e prazos para a matrícula on-line, além dos demais procedimentos do processo de Habilitação do CNH Social 2023.   

Capacitação   

Além da habilitação, os beneficiários do programa que tiverem interesse também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e atualização para condutores profissionais. Essas etapas visam a profissionalizar os condutores, aumentando assim a empregabilidade.  

São ofertados os seguintes Cursos Especializados: Transporte de Produtos Perigosos; Transporte de Escolar; Transporte de Passageiros; Transporte de Carga Indivisível; e Transporte de Veículos de Emergência. As empresas credenciadas que oferecem os cursos profissionalizantes estão disponíveis aqui.   

Para se matricular em um Curso Especializado para Profissionais, é necessário que o condutor tenha sua última CNH emitida por meio do benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.   

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Detran|ES 
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles 
imprensa@detran.es.gov.br 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas