EsportesCâmara aprova lei que homenageia pioneiras do futebol feminino brasileiro

Câmara aprova lei que homenageia pioneiras do futebol feminino brasileiro

Câmara dos Deputados Aprova Projeto de Lei que Reconhece Pioneiras do Futebol Feminino

Na noite de terça-feira (29), a Câmara dos Deputados aprovou, por maioria, um projeto de lei que estabelece a Lei Geral da Copa Feminina da FIFA 2027, marcando um importante passo em direção ao reconhecimento das atletas pioneiras do futebol feminino no Brasil. A medida, proposta pelo Ministério do Esporte, não apenas regulamenta os direitos e deveres da União e da FIFA para a realização do Mundial, que será o primeiro na América do Sul, mas também institui um prêmio de R$ 500 mil a cerca de 30 ex-jogadoras que representaram o Brasil no Torneio Experimental da FIFA em 1988 e na primeira Copa do Mundo Feminina em 1991, realizada na China.

O ministro do Esporte, Paulo Hernique Cordeiro, celebrou a aprovação ao destacar que, enquanto em 2014 o Brasil homenageou 51 campeões da Copa do Mundo masculina, agora se faz justiça histórica às mulheres que, apesar da falta de visibilidade e apoio, ajudaram a construir o legado do futebol no país. Cordeiro enfatizou que o prêmio é uma forma de reconhecer a inclusão e o respeito pelas atletas que abriram caminho para as gerações futuras.

A relatora do projeto, deputada Gleisi Hoffmann (PT/PR), reforçou a importância da iniciativa em reparar injustiças históricas. Durante quase quatro décadas, de 1941 a 1979, o futebol feminino foi proibido pelo Estado, criando desafios que ainda persistem. Ela ressaltou que a aprovação deste projeto não apenas corrige uma injustiça, mas também oferece uma oportunidade crítica para fortalecer a visibilidade do futebol feminino e estabelecer políticas públicas voltadas ao esporte.

A proposta agora segue para o Senado e, caso aprovada, deve ser sancionada pelo presidente. Além da premiação, o projeto contempla aspectos que regulamentam a produção e distribuição de conteúdos audiovisuais, garantindo que a FIFA disponibilize os principais momentos das partidas dentro de até seis horas após seu término.

O texto também autoriza a venda de bebidas alcoólicas em estádios, seguindo as normas sanitárias vigentes, e permitirá a campanha publicitária de bebidas durante os eventos da Copa, desde que em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Outras disposições incluem a decretação de feriados nacionais nos dias de jogos da seleção brasileira, bem como ajustes nos calendários escolares para maximizar a participação da população no evento.

Legado e Impactos Sociais

Com a Lei Geral da Copa Feminina, o governo busca não só organizar a competição, mas também deixar um legado duradouro para o futebol feminino no país, ao assegurar que a história, a inclusão e a memória das pioneiras sejam respeitadas e celebradas.

Jogadoras da primeira seleção brasileira no aquecimento em 1988 - Acervo Museu do Futebol/Divulgação

Seleção Brasileira de Futebol Feminino no jogo Brasil X Canadá - Henrique Barrios/MEsp

Aprovada na Câmara, lei da Copa Feminina reconhece atletas pioneiras

Fonte: Agencia Brasil.

Esportes

spot_img

Top 5

Confira Mais

Pazolini e Ferraço vão ao segundo turno na disputa pelo governo do Espírito Santo

Na disputa para o governo do Espírito Santo, Lorenzo...

Bancada capixaba registra 70% de renovação e aumenta a representação feminina na Câmara

Na recente eleição para a Câmara dos Deputados, Jack...

Flávio Bolsonaro lidera primeiro turno, mas Lula ainda busca reverter a diferença

A disputa presidencial de 2026 se intensifica com o...

Esquerda ganha cadeira na Ales, mas PL se destaca com maior bancada na eleição

A eleição para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo...

Helder Salomão revela falta de estratégia para segundo turno das eleições estaduais

O deputado federal Helder Salomão (PT), que obteve o...

Casagrande e Evair garantem vagas no Senado em disputa acirrada por 10 mil votos

Renato Casagrande (PSB) e Evair de Melo (Republicanos) foram...

Paraná enfrenta apagões em 94 cidades, mas eleições prosseguem

As fortes chuvas que acometem o Paraná afetaram a...

Brasil participa novamente da Copa do Mundo sub-17 feminina em 2023

Seleção Brasileira Feminina Sub-17 é Convocada para a Copa...

Quase 3 milhões de capixabas votam em eleição tranquila com poucas ocorrências

Quase três milhões de capixabas estão aptos a participar...