Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro promove ações educativas para combater abuso e exploração de crianças

Cachoeiro promove ações educativas para combater abuso e exploração de crianças

Com a aproximação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está promovendo diversas ações socioeducativas nas escolas da rede municipal de ensino. As atividades, inseridas na campanha Maio Laranja, visam fortalecer a cultura de proteção e a prevenção de direitos da infância e da adolescência.

As iniciativas realizadas incluem palestras socioeducativas que discutem temas relevantes como a identificação de sinais de abuso e exploração sexual, o fortalecimento dos vínculos familiares e a importância da escuta qualificada. Além disso, orientações sobre os canais oficiais de denúncia, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar, estão sendo disponibilizadas. Essa abordagem reforça a importância da participação da sociedade no enfrentamento das violações.

A psicóloga Thais Martins da Silva e a assistente social Clarissa Louise Vicente estão à frente das atividades, promovendo acolhimento, informação e reflexão para estudantes, educadores e equipes escolares. Com o objetivo de construir ambientes escolares mais seguros e acolhedores, a iniciativa busca garantir um desenvolvimento saudável para crianças e adolescentes por meio de práticas educativas intersetoriais entre assistência social e educação.

As primeiras ações já foram realizadas nas escolas EMEB Pe. Gino Zatelli, EMEB Rotary, EMEB Quintiliano de Azevedo e EMEB Galdino Theodoro da Silva, onde estudantes e profissionais da educação participaram ativamente de momentos de conscientização sobre a prevenção da violência sexual. O cronograma de atividades segue com novos encontros programados: no dia 19 de maio, na EMEBTI Prof. José Paineiras Filho, às 8h30; e no dia 25 de maio, nas escolas EMEB Hylsen Darcy Perim, às 8h30, e EMEB Prof.ª Valéria Aquino Viana, às 10h.

Essa mobilização representa o empenho do conjunto da rede socioassistencial e educacional de Cachoeiro de Itapemirim no combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, promovendo a proteção integral e a garantia de direitos.

Foto: Divulgação/PMCI

Desenvolvimento Social fortalece proteção infantil nas escolas – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Marataízes alerta sobre destinação correta de entulhos

Marataízes Luta contra Descarte Irregular de Entulhos Marataízes enfrenta um...

Candidatos de Vila Velha: O Impacto Político de Arnaldinho Borgo nas Eleições 2026

O cenário político em Vila Velha se intensifica para...

Inscrições Abertas para o Campeonato Municipal de Futsal em Piúma 2026

Inscrições Abertas para o Campeonato Municipal de Futsal 2026...

Prefeito Toninho acompanha obras de infraestrutura em Marataízes

Prefeito Toninho Visita Obras de Infraestrutura em Marataízes Na última...

Vereador Devacir é acusado de agressão durante campanha em Vila Velha em vídeo polêmico

Uma moradora de Vila Velha, Débora Dahnster, alega ter...

Iluminação moderna no Pier de Marataízes garante segurança e durabilidade

Marataízes Inicia Modernização da Iluminação Pública com Postes de...

Prefeitura de Piúma anuncia construção de quadra poliesportiva em São João de Ibitiba

Prefeitura de Piúma Anuncia Construção de Nova Quadra Poliesportiva...

Cachoeiro terá 1,5 km de ruas pavimentadas no bairro São Joaquim com novo investimento

Na manhã desta quinta-feira (1), a Prefeitura de Cachoeiro...

Espaços Abertos na Corrida por Candidatos a Deputado em Cariacica em 2026

Na corrida eleitoral de 2026 em Cariacica, mudanças significativas...