23 de outubro de 2025
PolíciaAracruz registra menor índice de homicídios dos últimos 23 anos - Notícias...

Aracruz registra menor índice de homicídios dos últimos 23 anos – Notícias da Polícia Civil ES

As ações integradas entre as Forças de Segurança do Estado reduziram em 27,8% a quantidade de assassinatos na região de Aracruz, no norte do Estado. Entre janeiro e 26 de dezembro deste ano, foram registrados 13 assassinatos, sendo que dez têm autoria definida e outros três, que ainda estão em apuração, já têm suspeitos identificados. No ano passado, foram registrados 18 casos.

Com esse número, o município de Aracruz deve encerrar o ano com a menor quantidade de registros de homicídios dolosos dos últimos 23 anos. Desde 2018 que o município apresenta reduções consecutivas nos registros de homicídios, com destaque para os anos de 2020 e 2021, quando o município apresentou reduções de 35,7% e 27,8%, consecutivamente.

As investigações apontam que a maioria dos homicídios da região são relacionados ao tráfico de drogas. Por isso, todas as instituições trabalham em conjunto, tanto na questão preventiva, que é atribuição da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), que atua incisivamente no combate ao tráfico de drogas e a indivíduos que portam armas de fogo, quanto nas investigações para identificar e localizar os suspeitos, que é atribuição da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

O titular da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz, delegado André Jaretta, ressaltou que a celeridade para colher os primeiros elementos de prova, logo após um homicídio, é o principal fator da resolutividade de crimes na região.

“Assim que temos ciência, agilizamos o processo e contamos com recursos tecnológicos que vêm auxiliando e fortalecendo os indícios apontados nos depoimentos das vítimas (no caso de tentativa) e de testemunhas. Após reunir um conjunto de elementos que indique autoria, representamos junto ao Poder Judiciário por prisões para retirar esses autores das ruas. Mais uma vez, a celeridade na atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário nos ajuda a dar uma resposta rápida e eficaz”, salientou o delegado André Jaretta.

Além disso, o delegado disse a estreita relação com a Polícia Militar é decisiva para o bom resultado, já que os policiais militares estão todos os dias nas ruas, conhecem a “temperatura” de quem está mais atuante e ousado na criminalidade e, com essas informações, se consegue focar nos grupos de traficantes que estão mais dispostos a cometer homicídios.

Ao longo do ano de 2021, o 5° BPM, que é responsável pela região de Aracruz, executou uma série de operações de cumprimento de mandados, com a Delegacia Regional de Aracruz, além de operações de fiscalização de trânsito e patrulhamento tático, a fim de prevenir a ocorrência de delitos, especialmente em regiões de alta criminalidade violenta, e aumentar a sensação de segurança entre os munícipes.

“Além da integração entre as agências de segurança pública, PMES e PCES, e os órgãos municipais, a redução de homicídio foi possível graças à intensificação das ações de patrulhamento, subsidiada com informações levantadas pelo serviço reservado, incluindo a grande apreensão de armas e detenção de criminosos nos últimos dois anos”, destacou o tenente coronel Cláudio, comandante do 5°BPM.

Texto: Matheus Zardini e Priscila Barcelos

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27)99231-5157
comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Marataízes debate atendimento a crianças vítimas de violência

Encontro em Marataízes Alinha Fluxo de Atendimento Intersetorial para...

Inscrições abertas para Oficinas de Canto em Piúma: venha aprimorar sua voz!

Prefeitura de Piúma lança inscrições para Oficinas de Canto A...

Detran|ES promove ações educativas no I Congresso de Segurança Viária

Detran|ES Participa do I Congresso Nacional de Segurança Viária...

Padre Kelder Brandão é apoiado após polêmica por ativismo político na Igreja

A extrema direita tem acusado o padre Kelder Brandão,...

Cachoeiro abre inscrições para Fórum Regional de Cultura até 30 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Série A sob pressão: Milan e Como devem cancelar duelo na Austrália!

Série A é pressionada para cancelar jogo fora do...

Anchieta oferece 30 vagas de emprego no SINE; aproveite a oportunidade!

Na quinta-feira, o SINE de Anchieta disponibiliza 30 vagas...

ONGs vão à Justiça contra perfuração na Foz do Amazonas

Ações Judiciais Contra Licenciamento de Perfuração Petrolífera na Amazônia Organizações...

Cachoeiro participa da 16ª Conferência Estadual de Assistência Social em Domingos Martins

Teve início nesta quarta-feira (22) e prossegue até esta...