CulturaAlimentação fora do lar tem menor prejuízo desde pandemia

Alimentação fora do lar tem menor prejuízo desde pandemia

Sinais de Recuperação no Setor de Alimentação Fora do Lar Marcam Agosto de 2025

De acordo com um recente levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), agosto de 2025 trouxe boas notícias para o setor de alimentação fora do lar. Pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, o índice de empresas operando no prejuízo atingiu seu nível mais baixo, com apenas 16% dos entrevistados relatando fechar o mês no vermelho. Enquanto isso, 43% dos estabelecimentos registraram lucro e 40% conseguiram manter a estabilidade financeira.

O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca esse resultado como um marco de resiliência e adaptação às novas circunstâncias econômicas. “A redução dos prejuízos indica que estamos, finalmente, superando as adversidades enfrentadas nos últimos anos e entrando num ciclo de recuperação,” comenta Solmucci.

O desempenho financeiro das empresas também apresentou melhoria. Dados da pesquisa apontam que 39% das empresas tiveram um aumento de receita em relação ao mês anterior, enquanto 34% sofreram quedas e 27% mantiveram-se estáveis. A adaptação aos índices inflacionários representou outro avanço, com 36% dos empresários ajustando seus preços para refletir a inflação acumulada de 5,13% nos últimos 12 meses, uma melhoria em relação ao ano anterior.

Além disso, o setor também registrou uma queda significativa na inadimplência, com 64% das empresas sem débitos pendentes. Entre os endividados, a maior parte das dívidas está relacionada a tributos federais, estaduais e empréstimos bancários.

A recuperação é impulsionada por uma série de fatores, incluindo um maior controle financeiro por parte dos empresários e uma redução no índice de desemprego, o que impulsiona a renda das famílias e incrementa o consumo em bares e restaurantes. Essa conjunção de fatores traz um horizonte mais promissor para o setor nos próximos meses, segundo análises de especialistas e lideranças empresariais.

Imagens referentes ao setor podem ser encontradas em serviços de mídia como a Agência Brasil.

Setor de alimentação fora do lar mostra recuperação

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Festa de Cachoeiro 2026 tem Expo Country e shows com Duda do Pagode e SPC

A Festa de Cachoeiro 2026 continua neste sábado (27)...

Delegado da PCES conclui curso de combate ao crime nas fronteiras do Brasil

Delegado da Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Curso...

Anchieta alcança marco de 100 mil exames laboratoriais realizados em 2026

Os investimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta...

Marataízes comemora participação no Encontro dos Fóruns do Porto Central

Porto Central e ParkLog Avançam em Marataízes Recentemente, representantes do...

Itapemirim reforça cuidado a pessoas em situação de rua com ações humanizadas

Prefeitura de Itapemirim Implementa Programa de Acolhimento e Apoio...

Inscrições para a residência médica do Enare se encerram na segunda-feira

Inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027...

Prefeitura de Anchieta convoca suplentes para habilitação na PNAB 2026

A Prefeitura de Anchieta anunciou a convocação de suplentes...

Anvisa suspende serviço de consulta e venda online pela Voy

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta...

Mulher é presa em Barra de São Francisco por estupro de vulnerável

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão de...