Meio AmbienteAlerta de chuvas intensas no Norte e Sul do país neste fim...

Alerta de chuvas intensas no Norte e Sul do país neste fim de semana

Alerta Meteorológico: Chuvas Intensificam-se no Norte e Sul do Brasil

O Brasil enfrenta um fim de semana marcado por alertas meteorológicos para chuvas intensas, com o Norte do país sob alerta laranja e a Região Sul sob alerta amarelo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as chuvas persistam até a madrugada de domingo, dia 19, com impactos variados em diferentes estados. Na Região Norte, os volumes de precipitação podem alcançar 100 milímetros em um único dia, com ventos fortes em uma extensão que abrange o Vale do Acre e a maior parte dos estados de Rondônia, Amazonas e Pará, estendendo-se até o Norte do Maranhão.

No entanto, nem todas as áreas no Norte estarão sujeitas a fortes chuvas. O norte do Amazonas e grande parte de Roraima devem ver índices de precipitação abaixo de 10 milímetros. O Amapá, por sua vez, está sob a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que também pode trazer chuvas intensas. As temperaturas na região devem oscilar entre 24°C e 33°C.

Região Sul

No Sul, a influência de um ciclone extratropical originado no Uruguai repercute no Brasil, resultando em um alerta amarelo para forte ventania no Sudeste do Rio Grande do Sul, que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre. Os ventos poderão atingir até 60 km/h e, nesta sexta-feira, a nebulosidade será maior, acompanhada de chuvas isoladas. No sábado, espera-se um início de estabilização do tempo, mas ainda com possibilidade de chuvas pontuais, enquanto as temperaturas deverão variar entre 10°C e 28°C. Para domingo, a previsão é de um tempo mais estável no estado, com temperaturas variando de 8°C a 30°C.

Outras Regiões

Já no Nordeste, os maiores acumulados de chuvas estão previstos para o Maranhão e o norte do Piauí, podendo se estender ao Ceará. O litoral do Rio Grande do Norte até a região metropolitana de Salvador deve sofrer impactos menores, com clima estável nas demais áreas que serão mantidas secas até o início da próxima semana. Em Fortaleza, as temperaturas devem variar entre 24°C e 33°C.

Na Região Sudeste, o tempo deverá pronunciar-se estável até a próxima segunda-feira (20), embora chuvas sejam esperadas na faixa litorânea, sem significativas contribuições para os acumulados semanais. Em Belo Horizonte, a mínima deve ser de 15°C e a máxima de 29°C.

No Centro-Oeste, as chuvas devem se concentrar no norte do Mato Grosso, com a expectativa de até 80 milímetros em precipitação diária. Nos outros estados da região, o clima deverá seguir seco e estável. Brasília deverá apresentar mínimas de 19°C e máximas de 27°C.

Para mais informações e atualizações sobre o clima, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.

Agência Brasil

Fim de semana tem alerta de chuva para o Norte e extremo Sul do país

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Chelsea considera liberar Enzo Fernández para o Real Madrid; proposta à vista!

Real Madrid Pode Contratar Enzo Fernández na Próxima Janela...

Governo do ES e Ufes promovem projeto indígena em Parque de Itaúnas

Parque Estadual de Itaúnas Sedia Projeto de Pesquisa Tupiabá...

Irã e Hezbollah destacam união do Eixo em trégua no Líbano

O recente cessar-fogo no Líbano foi atribuído pela liderança...

Manutenção urbana melhora infraestrutura e segurança em Cachoeiro de Itapemirim

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim dá continuidade às...

Polícia Civil deflagra Operação Alvorada para reforçar segurança em Guarapari

Polícia Civil do Espírito Santo Lança Operação Alvorada em...

Polícia Civil do ES ganha primeiro investigador com formação em Negociação Policial

Polícia Civil do ES Forma Primeiro Oficial Investigador em...

FLII: Festival de Literatura Infantil do Governo do ES em Vitória nos dias 23 e 24

Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias (FLII) promete...

Cachoeiro celebra a Semana do Rei com apresentações de Robson Carlos nas escolas

A programação da Semana do Rei em Cachoeiro de...

Polícia Civil Flagrou Furto de Energia em Distribuidora de Bebidas na Serra

Polícia Civil Flagra Furto de Energia em Distribuidora de...