Academia de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol) realizou instrução de atualização para uso de dispositivos elétricos incapacitantes para 42 agentes de trânsito do município da Serra. O curso foi realizado na Sede da Secretaria de Defesa Social, no bairro Jacaraípe, também na Serra, nos dias nas últimas quinta-feira (16) e sexta-feira (17).
O treinamento tem o objetivo de atualizar os profissionais para utilização dos equipamentos adquiridos recentemente pela Secretaria de Defesa Social do Município e vai permitir que os agentes intervenham em situações que necessitem de instrumento não letal, em consonância com a prática de direitos humanos e respeito à vida.
A capacitação foi ministrada pelo instrutor e Coordenador do Serviço de Armamento, Tiro e Técnicas Operacionais da Acadepol, Investigador Dilson Vicente Nunes e teve 04 horas de duração, divididas em aulas teóricas e práticas e abordou os temas: Legislação aplicada ao emprego de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), Lei 13.060/14, Leis e princípios básicos de eletricidade, aplicabilidade, manejo e emprego da SPARK e diversos estudos de caso.
Segundo o coordenador do Serviço de Armamento, Tiro e Técnicas Operacionais (SATTO), os agentes de trânsito já são habilitados para utilização do dispositivo elétrico incapacitante desde o ano de 2021.
À época, o instrutor foi voluntário para habilitar os profissionais. Este ano, foi novamente solicitado e, prestou novo treinamento, sem ônus para a Instituição ou para o Estado.
“Com a chegada do equipamento, foi solicitada uma atualização no manejo e emprego do equipamento, a fim de garantir a utilização dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidas pelo fabricante. A partir desse momento, os agentes estão aptos a portarem o instrumento”, disse o instrutor.
O diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno, ressaltou a importância de cumprir a missão institucional de integrar as forças de segurança pública por meio da formação e capacitação qualificada. “Os agentes de trânsito do município da Serra, a partir de agora estarão dotados de um instrumento de menor potencial ofensivo atendendo às diretrizes da lei 13.060/2014”, concluiu o diretor.
O secretário de Defesa Social do município da Serra, delegado Joel Lyrio Júnior agradeceu à Polícia Civil pela liberação do Instrutor Dilson e pela parceria na busca de servidores da Segurança Pública cada vez mais capacitados.
Texto: Adriana Nascimento Amaral Policial Civil – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Patrick Pereira
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.