23 C
Itapemirim
sábado 27 abril 2024

Academia de Gestão Municipal 2.0 é lançada e vai capacitar gestores municipais

Governo ESAcademia de Gestão Municipal 2.0 é lançada e vai capacitar gestores municipais


Cerca de 400 pessoas participaram do lançamento da segunda edição da Academia de Gestão Municipal, a AGM 2.0, nessa quinta-feira (04), no Centro de Convenções de Vitória. O encontro foi promovido pelo Governo do Estado e reuniu gestores estaduais e municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças diversas.

A AGM 2.0 é voltada para a capacitação de atores municipais que desempenham papel relevante no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), visando a contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelos municípios capixabas.

O tema central do evento foi “Planejamento Regional para a Sustentabilidade: O Modelo de Desenvolvimento do Espírito Santo”. Em apresentação, o doutor em Planejamento Urbano e Regional, economista e técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marco Aurélio Costa, destacou que o DRS é um projeto bastante inovador.

“Não é uma iniciativa comum em outros estados brasileiros, sendo uma ação particular do Espírito Santo. Pretende-se propor que a Politica Nacional de Desenvolvimento Urbano considere essa experiência do Espírito Santo como inspiradora de práticas que possam ser replicadas em outros estados, já que, de fato, é uma iniciativa muito interessante e necessária para enfrentar os desafios contemporâneos”, salientou Costa.

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, fez pronunciamento salientando que a Academia de Gestão Municipal 2023 dá sequência a um trabalho de empoderar as lideranças locais. “O Planejamento busca atender, capacitar e apoiar profissionais e empreendedores de todas as regiões do Estado, além de valorizar o bom uso dos recursos públicos em ações que terão retorno à sociedade e para o contribuinte que espera tanto de uma gestão pública responsável e comprometida”, frisou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, enfatizou que como porta-voz do diálogo com os municípios, poderes e sociedade civil organizada, a Pasta, desde 2019, vem participando de iniciativas voltadas para a capacitação de gestores e lideranças municipais. “Por meio dos programas que serão ofertados na AGM 2.0, pretende-se contribuir para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos municípios, via transferência de conhecimento, estimulando uma política pública mais eficiente para o cidadão capixaba”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, ressaltou que melhorar a gestão das cidades e promover o crescimento econômico de forma sustentável é o grande desafio que se enfrenta no mundo globalizado. “Por isso, a Assembleia é parceira do Governo do Estado nesse projeto por entender que é fundamental que tenhamos um planejamento estratégico regional para a sustentabilidade, que leve em conta as particularidades de cada localidade e promova a integração de diferentes setores da sociedade”, disse.

Qualificação

O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Luiz Paulo Vellozo Lucas, também abordou a importância da qualificação. “Acredito que a Academia de Gestão só tem uma trilha, que é a de capacitação, de conhecimento pautado em evidências do que está acontecendo no mundo e na nossa vida, seja no município ou nos distritos. Valorizar o território é uma marca muito forte na orientação do governador Renato Casagrande, que pauta o trabalho do Desenvolvimento Regional”, destacou.

“Nosso caminho é apostar no processo de qualificação dos líderes locais com o suporte de políticas públicas, envolvendo a sociedade civil e o empresariado. Devemos produzir avanços para conquistarmos padrões mais elevados de qualidade de vida”, completou Vellozo Lucas.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, destacou a importância da integração e do engajamento dos diversos atores envolvidos na realização da AGM 2.0 e na promoção do desenvolvimento regional no Estado. “O Espírito Santo é um Estado luz para o Brasil. Mais uma vez sai na frente, fomentando a iniciativa da AGM e promovendo também o Desenvolvimento Regional Sustentável. Vamos estar presentes nas microrregiões do Estado, disseminando esses conhecimentos, trocando experiências e avaliando boas práticas, além de integrar e somar esforços, por meio do nosso catalizador que é o conhecimento”, pontuou Lira.

A diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Laís Alves Garcia, por sua vez, enfatizou que a instituição reconhece a importância de uma gestão pública eficiente para o desenvolvimento sustentável do Estado e do País e, por isso, é uma honra estabelecer esta parceria com a Academia de Gestão Municipal. “Nossa equipe está empenhada em fornecer aos gestores públicos uma capacitação de qualidade excepcional, moderna, atualizada e que ofereça não apenas uma compreensão aprofundada dos conceitos de gestão pública, mas também uma aplicação prática e relevante em suas respectivas organizações municipais”, complementou.

Investimentos e apoio à gestão municipal

Representando o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), o diretor de Negócios, Marcos Kneip Navarro, ressaltou que o banco adota em sua política de investimentos e apoio à gestão municipal critérios que utilizam o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável por Microrregiões e o Índice de Participação dos Municípios.

“O banco está alinhado às políticas públicas de desenvolvimento do Governo do Estado. Estamos junto à administração pública municipal com o apoio à realização de investimentos, por meio de linhas de financiamento do Procidades, e também com o auxílio na estruturação de projetos de PPP, com o ES Inteligente. Este é um programa que já atende 22 municípios capixabas e é referência nacional, sendo replicado por outras instituições de fomento do País. O mais importante é um serviço do Bandes que contribui diretamente para a realização de projetos de infraestrutura e que beneficiam diretamente a população local”, disse.

Parceiro na AGM, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi representado pelo diretor-superintendente no Espírito Santo, Pedro Rigo. “O Sebrae tem a honra de participar do projeto Academia de Gestão Municipal, um projeto integrador, que tem sinergia com tudo o que o Sebrae faz para contribuir com as gestões municipais. Tem conexão com o Cidade Empreendedora e com o Projeto Líder”, destacou.

“O trabalho conjunto e sistêmico que nós realizamos no Espírito Santo é o que move o Estado e que faz com que seja destaque e brilhe cada vez mais no cenário nacional. A AGM é um desdobramento do plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, iniciativa tão levada a sério pelo Governo do Estado e que também tem a parceira do Sebrae. Estamos somando esforços para que os nossos municípios possam ser cada vez mais competitivos”, acrescentou Rigo.

O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, enalteceu a iniciativa que busca promover o desenvolvimento equilibrado. “A iniciativa de capacitar os gestores municipais e suas equipes é importante para que nossos municípios e o Espírito Santo continuem se destacando no Brasil quando o assunto é boas práticas sociais, econômicas e de sustentabilidade”, enfatizou.

Já o presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), vereador de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi, afirmou que a parceria com o Governo do Estado, por meio da Academia de Gestão Municipal, é fundamental para levar a capacitação para os municípios. “Com certeza, um vereador capacitado vai fazer uma boa gestão em seu município”, disse.

A Academia de Gestão Municipal 2.0 tem o patrocínio do Bandes e o apoio institucional do Sebrae. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), a Amunes e a Ascamves são parceiros do projeto.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-1415
comunicacao@sedes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Karina Soares
(27) 3636-1496 / 99622-0623
karina.soares@casacivil.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas