CulturaMorre ex-presidente do STF Octavio Gallotti aos 95 anos

Morre ex-presidente do STF Octavio Gallotti aos 95 anos

O Supremo Tribunal Federal anunciou com pesar o falecimento de Octavio Gallotti, ex-presidente da corte e ministro aposentado, aos 95 anos de idade. O velório será aberto ao público no Salão Branco do STF, em 27 de julho, das 10h às 16h, e o sepultamento ocorrerá no dia seguinte, no Rio de Janeiro.

Natural do Rio de Janeiro, Gallotti teve uma notável carreira jurídica, servindo ao Supremo Tribunal Federal de 1984 até sua aposentadoria em 2000. Sua gestão foi marcante especialmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988, ajudando a consolidar a jurisprudência do STF durante um período crítico de transformações no Brasil. Além disso, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral de 1994 a 1996.

O ministro Edson Fachin, atual presidente do STF, destacou a importância de Gallotti para a justiça brasileira: “Magistrado de notável cultura jurídica e espírito público exemplar, seu compromisso com a Constituição ajudou na construção jurisprudencial e no fortalecimento das instituições democráticas do país.” Fachin ressaltou também que o legado de Gallotti vai além de suas decisões judiciais, influenciando gerações de juristas e fortalecendo a confiança da sociedade no Judiciário.

O Ministério Público Federal também expressou seu luto, reconhecendo a atuação equilibrada e tecnicamente rigorosa de Gallotti. “Sua obra deixa um legado valioso para o Direito brasileiro e para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, afirmou o MPF. A perda de Gallotti é sentida por todo o sistema jurídico e por aqueles que prezam as bases democraticas e legais do Brasil.

Ex-presidente do STF, Octavio Gallotti morre aos 95 anos

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro enfrenta nova dinâmica eleitoral com mudanças entre candidatos em 2026

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim, tradicional reduto eleitoral...

Inscrições abertas para eleição do Conselho de Política Cultural de Piúma

Inscrições Abertas para o Conselho Municipal de Política Cultural...

Candidatos da Serra buscam vagas na Assembleia e Câmara em eleições acirradas

No maior colégio eleitoral do Espírito Santo, a Serra,...

TRE-ES barra candidatura de Gilvan da Federal após condenação por violência política

O deputado federal Gilvan da Federal (PL) foi condenado...

Iriri e Anchieta se preparam para 10 dias de festival de frutos do mar

Iriri, uma das joias do litoral capixaba, já se...

Inscrições abertas para a Bolsa-Atleta em Piúma até 07 de outubro!

inscrições abertas para o bolsa-atleta piumense A Prefeitura de Piúma,...

Prazo para inscrições do Edital Cultural em Cachoeiro é prorrogado até 7 de outubro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Taxa de desocupação cai para 5,3% e taxa de subutilização é de 13,1% em agosto

A taxa de desocupação no Brasil, no trimestre de...

Fundo de Campanha no Espírito Santo: PL e PT em disputa por recursos eleitorais

No Espírito Santo, a distribuição de recursos do Fundo...