EconomiaLa Espriella vence eleições na Colômbia após disputa acirrada.

La Espriella vence eleições na Colômbia após disputa acirrada.

Abelardo De La Espriella é eleito presidente da Colômbia em disputa acirrada

O candidato de direita Abelardo De La Espriella conquistou uma vitória apertada nas eleições presidenciais de domingo (21) na Colômbia, com 49,66% dos votos, segundo dados preliminares do Registro Civil Nacional, que apurou quase 100% dos resultados. Seu rival, o senador Iván Cepeda, obteve 48,7%, uma diferença de cerca de 250 mil votos. La Espriella baseou sua campanha na promessa de combater a criminalidade e impulsionar a economia, com o respaldo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia demonstrado apoio ao candidato durante o processo eleitoral.

Cepeda, por outro lado, prometia manter as políticas do presidente Gustavo Petro, conhecido por ser o primeiro líder de esquerda do país, incluindo reformas voltadas para o social e a continuidade das negociações de paz com grupos armados. Em sua primeira declaração após a vitória, La Espriella buscou apaziguar tensões ao afirmar que seu governo será inclusivo, ressaltando seu compromisso com todos os colombianos.

Mais de 26,3 milhões de colombianos foram às urnas, de um total de 41,4 milhões com direito a voto. Entretanto, cerca de 427 mil eleitores optaram por entregar cédulas em branco, uma atitude comumente interpretada como um voto de protesto. A acirrada disputa eleitoral fez com que Cepeda anunciasse que sua campanha está contestando os resultados de cerca de 33 mil urnas de um total de 122 mil, utilizando esse argumento para justificar uma análise mais aprofundada dos números.

Diretamente relacionado à nova administração, é importante observar que o partido de Cepeda, Pacto Histórico, possuirá um maior número de cadeiras no Congresso, o que poderá forçar La Espriella a moderar algumas de suas propostas. O novo presidente, apesar de se apresentar como um empresário focado no setor econômico, enfrentará desafios significativos, incluindo uma elevada dívida pública e a necessidade de conciliar interesses divergentes em um Legislativo dividido.

Durante a vitória, La Espriella destacou a importância do diálogo e da colaboração entre as diferentes forças políticas do país. Os principais setores empresariais parabenizaram sua vitória, o que pode indicar um cenário de expectativas otimistas em relação ao novo governo. A partir de agora, o foco estará nas ações políticas que deverão seguir para garantir o desenvolvimento da Colômbia e a segurança da população.

Más notícias relacionadas à nova administração podem ser acessadas no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.

Fonte da imagem: Agência Brasil

Candidato de direita La Espriella vence disputa acirrada na Colômbia

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cris Samorini veta projetos da Câmara de Vitória sobre distribuidoras e eventos LGBT

A prefeita de Vitória, Cris Samorini (PP), adotou uma...

Cachoeiro se prepara para o Baile de Debutantes 2026 com presença marcante da comunidade

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está a poucos...

Cota zero para carros elétricos garante melhores preços ao consumidor

Governo Federal Renova Cotas de Importação Zero para Veículos...

Procon realiza fiscalização em postos de combustíveis de Marataízes

Fiscalização de Combustíveis em Marataízes: Operação Conjunta Garante Direitos...

Polícia Civil prende três colombianos por agiotagem e extorsão em Cariacica

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Três Colombianos Suspeitos...

Cachoeiro realiza terceira edição do CRAS em Movimento com diversos atendimentos sociais

Na última sexta-feira (19), aproximadamente 230 moradores do bairro...

Rádio Nacional: 90 Anos de História e Inovação em Ondas

Celebrando 90 anos em 2026, a Rádio Nacional se...

Projeto Douradinho em Itapemirim promove consciência ambiental na escola

Iniciativa Une Literatura, Cultura e Educação Ambiental em Itapemirim Itapemirim,...

“1º Congresso Estadual de Mulheres na Segurança Pública promove avanços e desafios”

1º Congresso Estadual de Mulheres na Segurança Pública reúne...