CulturaSenado aprova disciplina de política e cidadania nas escolas

Senado aprova disciplina de política e cidadania nas escolas

O Senado Federal aprovou, na tarde desta quarta-feira (17), o Projeto de Lei nº 4.088/2023, que torna obrigatório o ensino de “educação política e direitos da cidadania” nas escolas de educação básica. A medida modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), especificamente no Artigo 26 (Parágrafo Nono), ampliando a abordagem dos currículos escolares para incluir uma visão mais aprofundada sobre a realidade social e política do Brasil.

A iniciativa para a proposição do projeto partiu da deputada Renata Hellmeister de Abreu (Podemos-SP), sendo aprovada anteriormente pela Câmara dos Deputados em agosto de 2023. Entretanto, ainda não foram especificados os anos em que os novos conteúdos serão implantados, nem os critérios para a seleção dos professores responsáveis por ministrar a nova disciplina escolar.

Durante a sessão plenária semipresencial, a proposta foi aprovada em votação simbólica e turno único, contando com vasta aceitação e apenas um voto contrário, do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Agora, a medida segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que poderá oficializar a inclusão deste componente curricular nas escolas de todo o país.

A alteração busca reforçar a educação cívica no Brasil, proporcionando aos jovens uma compreensão mais clara e efetiva sobre seus direitos e deveres enquanto cidadãos, bem como uma maior entendimento sobre o funcionamento político e administrativo do país.

Congresso inclui política e direitos da cidadania no currículo escolar

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prêmio da Mega-Sena acumula e chega a R$ 165 milhões; veja detalhes

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 165 milhões...

Cachoeiro avança no IDEB com compromisso e dedicação em educação pública de qualidade

A Rede Municipal de Ensino de Cachoeiro de Itapemirim...

Trump emite decretos que alteram cidadania por nascimento

Washington, 6 de agosto – Em uma movimentação polêmica,...

Prefeitura de Cachoeiro antecipa ticket alimentação em homenagem ao Dia dos Pais

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a antecipação...

SINE de Anchieta oferece 35 vagas de emprego; confira detalhes na Casa do Cidadão

SINE de Anchieta oferece 35 vagas de emprego; confira...

Imburi comemora 12º Mutirão Marataízes em Ação com diversos serviços

Mutirão “Marataízes em Ação” Atraí Grande Público em Imburi O...

Prefeitura de Cachoeiro intensifica limpeza urbana e recolhimento de entulhos nos bairros

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim mantém um esforço...

DPU considera inconstitucional novo marco do licenciamento ambiental

Defensoria Pública da União Contestará Novo Marco do Licenciamento...

Educação em Piúma: maior nota histórica do IDEB reforça avanço educacional.

Piúma faz história: educação municipal conquista maior nota já...