Meio AmbienteCrise climática: maior desafio da humanidade, alerta cientista italiano

Crise climática: maior desafio da humanidade, alerta cientista italiano

Crise Climática: “Risco Real de Extinção”, Alerta Stefano Mancuso no Rio de Janeiro

A crise climática emerge como um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade, conforme destacou o neurobiologista e escritor italiano Stefano Mancuso durante a inauguração do Centro de Ciências e Culturas Sesc RJ (CCCS) e da Galeria VÃO, realizada na última terça-feira (9) no Rio de Janeiro. Em sua fala, Mancuso não poupou palavras ao enfatizar a urgência da situação, afirmando que “a crise climática é o problema mais grave que a humanidade já enfrentou em toda a sua história”. Segundo ele, o risco de extinção da espécie humana é real e requer uma mudança radical na forma como nos relacionamos com o planeta.

Mancuso, um renomado professor da Universidade de Florença e uma das principais referências em neurobiologia vegetal, propôs uma reflexão sobre a visão antropocêntrica da civilização contemporânea. “Viver sob uma lógica de monocultura humana, como se pudéssemos existir isolados das outras espécies, é uma ilusão perigosa,” alertou, referindo-se à nossa dependência em relação ao reino vegetal. Ele ressaltou que a verdadeira compreensão do papel das plantas como entidades inteligentes pode ser crucial para a nossa sobrevivência.

Sendo um defensor da ciência, Mancuso se opôs a opiniões negacionistas que relativizam dados sobre as mudanças climáticas, sublinhando que a ciência deve ser tratada como uma base sólida de fatos e evidências. Ele argumentou que medidas urgentes, como a renaturalização de áreas urbanas, são necessárias para mitigar os efeitos do aquecimento urbano. “Temos que retirar 20% das ruas e do asfalto das cidades para dar espaço às plantas,” propôs, destacando a importância de arborizar as cidades de maneira ampla e imediata.

O Papel da Justiça e da História

Em seu discurso, Mancuso ainda trouxe à tona a importância dos tribunais na luta contra a crise climática, enfatizando que processos judiciais podem ser ferramentas poderosas na exigência de ações mais efetivas de governos e corporações. Através de sua visão, ele conectou práticas contemporâneas de urbanização com tradições de civilizações antigas, como as cidades da Amazônia, que coexistiram de maneira sustentável com a floresta. “É a prova histórica de que o ser humano é capaz de projetar espaços habitáveis que coexistem com a biodiversidade,” disse.

Durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, Mancuso também inaugurou a mostra “Revolução das Plantas”, reunindo obras de diversos artistas brasileiros que exploram a intersecção entre natureza e tecnologia. A exposição, localizada na Galeria VÃO, convida o público a refletir sobre a necessidade de um novo entendimento sobre o papel das plantas em nossas vidas. A visitação é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 10h às 17h.

Rio de Janeiro (RJ), 09/06/2026 - O escritor e neurobiólogo italiano Stefano Mancuso realiza palestra na abertura do Centro de Ciências e Culturas Sesc RJ - CCCS e da Galeria VÃO, na Avenida Presidente Vargas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ), 09/06/2026 - Abertura da exposição coletiva Revolução das Plantas, inspirada na obra homônima do escritor e neurobiólogo italiano Stefano Mancuso, na Galeria VÃO do Centro de Ciências e Culturas Sesc RJ - CCCS, na Avenida Presidente Vargas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Crise climática é o pior desafio da história humana, diz cientista

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES e RJ prendem foragido acusado de homicídio de criança de 3 anos

Ação Integrada entre Policiais Civis do ES e RJ...

Inscrições abertas para formações gratuitas de arte e comida no ES

Inscrições Abertas para Atividades da Exposição "Museu da Arte...

Pedrolândia comemora 3º Marataízes em Ação nesta quinta-feira, 11

Moradores de Pedrolândia Recebem Acesso Gratuito a Serviços Essenciais Os...

Marataízes marca presença no Fórum de Parcerias em Brasília

Marataízes Participa do Fórum Nacional de Gestão e Inovação...

Conecta Indústria: Marataízes oferece novas vagas de emprego locais

Marataízes Sedia o 1º Conecta Indústria da Pérola Capixaba...

Lula relaciona protestos no México às manifestações brasileiras de 2013

Lula Comenta Protestos no México e Lembra Manifestações de...

Levante apresenta plataforma para promover demandas da juventude nas eleições

O Levante Popular da Juventude lançou a plataforma "O...

Reunião em Marataízes abordará temas essenciais para pescadores

Encontro Destinado a Pescadores de Marataízes Abordará Temas Cruciais...