PolíticaLevante apresenta plataforma para promover demandas da juventude nas eleições

Levante apresenta plataforma para promover demandas da juventude nas eleições

O Levante Popular da Juventude lançou a plataforma “O Brasil nas Mãos da Juventude”, com o objetivo de apresentar propostas elaboradas por jovens de várias regiões do Brasil para influenciar o debate eleitoral deste ano. O movimento capixaba se prepara para apresentar suas metas a candidatos progressistas, especialmente ao deputado federal Helder Salomão (PT), considerado o principal interlocutor na disputa pelo governo do Espírito Santo.

Desenvolvida sob nove eixos temáticos — educação, segurança e cultura de paz, trabalho digno, direito à cidade, participação popular, combate às opressões, cultura e comunicação, meio ambiente e saúde — a plataforma agrega reivindicações históricas de movimentos populares, buscando enfrentar desafios como a precarização do trabalho e a violência. Para os organizadores, a juventude deve ter papel central na formulação de políticas públicas e na construção de um projeto de país. Além de sugerir novas pautas, a plataforma também estimula a criação de comitês por jovens em seus territórios.

“A partir da próxima semana, já vamos iniciar a rodada de debates”, informa Wesley Lacerda, militante no Espírito Santo. Ele destaca que o objetivo é fazer com que as candidaturas de esquerda assumam compromissos públicos com as propostas da juventude. Entre as medidas enfatizadas estão o aumento de investimentos em educação, a universalização do programa Pé-de-Meia, e a desmilitarização das escolas.

No setor de trabalho, a proposta inclui o fim da escala 6×1 sem redução salarial e a regulamentação das plataformas digitais. A plataforma também reivindica a ampliação do acesso ao transporte público com a implementação da Tarifa Zero e ressalta a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e programas de combate às desigualdades.

A mobilização do Levante ganha destaque no próximo dia 26 de junho, com uma plenária estadual em Vitória, onde jovens de diferentes municípios se reunirão para discutir a plataforma e delinear as próximas ações. Wesley ressalta a necessidade de criar um ambiente onde os jovens se sintam encorajados a transformar suas indignações em ação política, reafirmando o papel ativo que eles podem ter na sociedade.

No gráfico abaixo, imagens do movimento e de seus principais integrantes.

Redes Sociais

Wesley Lacerda - Redes Sociais

Fonte: Século Diário

spot_img

Top 5

Confira Mais

Calderano conquista título no WTT Star Contender e é vice em duplas

Hugo Calderano conquista título no WTT Star Contender em...

Brasil é vice da Liga das Nações após virada da Turquia em final

Seleção Brasileira Feminina de Vôlei É Vice-Campeã na Liga...

Lula critica tarifas dos EUA e alerta sobre impactos bilateral

Presidente Lula Critica Política Tarifária dos EUA em Artigo...

Guia da ABM ajuda prefeituras a enfrentar riscos do El Niño

Associação Brasileira de Municípios Lança Guia sobre El Niño...

Rádio Nacional cobre Cruzeiro vs Botafogo neste domingo

Cruzeiro e Botafogo reacendem rivalidade no retorno do Brasileirão Neste...

Fachin condena declaração de Milei sobre Moraes e destaca autonomia do STF

Presidente do STF Repudia Declarações de Javier Milei Sobre...

Dupla brasileira Calderashi avança à final do WTT em São Paulo

Calderashi avança à final de duplas no WTT Star...

PL lança Flávio Bolsonaro como candidato à Presidência

Flávio Bolsonaro é Formalizado pelo PL como Candidato à...