Polícia Civil do Espírito Santo Encera 2º Curso de Entradas Táticas com Ênfase em Integração entre Forças de Segurança
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com a Academia de Polícia Civil (Acadepol) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), realizou a solenidade de encerramento do 2º Curso de Entradas Táticas (2º CET) na manhã desta segunda-feira (25). O evento ocorreu no auditório da Chefatura de Polícia Civil, em Vitória, e contou com a presença de autoridades da segurança pública, familiares e convidados.
O curso, realizado entre os dias 04 e 22 de maio de 2026, teve uma carga horária total de 122 horas-aula, com desenvolvimentos em regime compatível com as atividades operacionais. Destinado a profissionais que atuam em missões de cumprimento de mandados de busca e prisão, o treinamento abrangeu áreas como entradas táticas, arrombamento tático, combate em baixa luminosidade, atendimento pré-hospitalar tático, patrulhamento em áreas de alto risco e balística aplicada. As atividades foram realizadas em ambientes internos e externos, abrangendo treinamentos noturnos, em fins de semana e feriados, conforme o planejamento operacional da Core.
A formação contou com a participação de policiais civis da PCES, além de integrantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), evidenciando a articulação e o fortalecimento da integração entre as forças de segurança pública.
A mesa de honra da cerimônia foi composta por importantes lideranças na área da segurança pública, incluindo o coordenador da Core, delegado André Luis Ribeiro da Costa; o diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno; e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Fabrício Araújo Dutra. Também estiveram presentes representantes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Companhia Independente de Operações Especiais (Ciopes), da Companhia de Força Tática do 1º BPM, da Secretaria da Justiça (Sejus) e demais autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, os participantes puderam visualizar um vídeo institucional que registrou as atividades desenvolvidas ao longo do curso, seguido pela entrega de certificados de conclusão aos 22 alunos formandos. O delegado de Polícia Erick Lopes, orador da turma, enfatizou a relevância da capacitação para o fortalecimento técnico e operacional das forças de segurança, além do espírito de integração e comprometimento cultivados durante o treinamento.
A Polícia Civil do Espírito Santo expressou seu agradecimento à Polícia Penal do Espírito Santo pelo apoio humano e logístico prestados durante a realização do curso, que teve como objetivo aprimorar técnicas operacionais e padronizar procedimentos em ações policiais de alta complexidade, sempre respeitando os princípios legais, éticos e de direitos humanos.
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
A Polícia Civil do Espírito Santo concluiu o 2º Curso de Entradas Táticas, fortalecendo a capacitação das forças de segurança.
Fonte: Polícia Civil-ES.

