Produção Animal Brasileira: Primeiros Resultados do 1º Trimestre de 2026
Os dados divulgados pelo IBGE relativos ao 1º trimestre de 2026 mostram um cenário misto para a produção animal brasileira. O abate de bovinos cresceu 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 10,29 milhões de cabeças. Entretanto, essa quantidade representa uma queda de 6,8% em comparação ao 4º trimestre de 2025. Em termos de peso, a produção de carcaças bovinas atingiu 2,63 milhões de toneladas, com um incremento de 5,1% em relação a 2025, mas uma redução significativa de 10,2% frente ao trimestre imediatamente anterior.
Por outro lado, o abate de suínos e frangos também apresentou resultados positivos ante o 1º trimestre de 2025. O número de suínos abatidos alcançou 15,27 milhões, um aumento de 5,5%, enquanto o de frangos subiu 3,7%, totalizando 1,71 bilhão de cabeças. No entanto, ambos os setores tiveram leves redução de 0,1% e 0,4% respectivamente, quando comparados ao 4º trimestre de 2025. O peso das carcaças de suínos foi de 1,37 milhão de toneladas, enquanto a produção de frangos alcançou 3,73 milhões de toneladas.
No que diz respeito à produção de leite, os estabelecimentos sob inspeção sanitária adquiriram 6,78 bilhões de litros, um aumento de 3,3% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, mas uma queda de 7,9% em relação ao trimestre final de 2025. A aquisição de couro pelos curtumes se manteve estável em 10,76 milhões de peças, apresentando uma leve diminuição de 3,3% em comparação com o trimestre anterior.
Finalmente, a produção de ovos de galinha foi de 1,21 bilhão de dúzias, resultando em um incremento de 0,4% em relação ao 1º trimestre de 2025, mas uma redução de 3,5% em comparação ao trimestre anterior.
Esses resultados refletem as dinâmicas do setor agropecuário e as tendências de produção animal no Brasil, conforme revelado nas pesquisas trimestrais do IBGE, que incluem a Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Leite e do Couro.
Abate de bovinos, suínos e frangos crescem no 1° trimestre de 2026

