InternacionalThiago Ávila é libertado por Israel após detenção em navio humanitário

Thiago Ávila é libertado por Israel após detenção em navio humanitário

Ativista Brasileiro Thiago Ávila é Libertado por Israel e Deve ser Deportado em Breve

Thiago Ávila, ativista brasileiro integrante da Global Sumud Flotilla, foi libertado neste sábado (9) após um mês de detenção por parte das autoridades israelenses. O Centro de Direitos Humanos Adalah, responsável por acompanhar o caso, confirmou que Ávila, junto com o ativista espanhol Saif Abu Kashek, será deportado para seus países de origem nos próximos dias. Ambos foram presos indiscriminadamente quando as forças israelenses interceptaram o navio da flotilha, que tinha como objetivo levar alimentos e itens básicos de sobrevivência à população de Gaza.

A detenção ocorreu em águas internacionais perto da ilha grega de Creta, em 30 de abril, e desde então, os ativistas enfrentaram condições severas, incluindo isolamento e alegações de maus-tratos, conforme reportado pelo Adalah. O grupo, que partiu de Barcelona em 12 de abril, possui uma delegação com outros seis brasileiros e visava conscientizar sobre a situação humanitária em Gaza. Apesar da procura por apoio e segurança internacional, as preocupações sobre a detenção de Ávila e Abu Kashek repercutiram fortemente, atraindo a atenção do governo brasileiro.

No dia 5 de maio, o Tribunal de Magistrados de Ashkelon prorrogou a prisão dos ativistas até 10 de maio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou seu descontentamento através das redes sociais, chamando a ação de Israel de “injustificável” e uma violação ao direito internacional. A proposta de deportação de ambos surge após pressão internacional e o acompanhamento contínuo da situação por organizações de direitos humanos.

A equipe jurídica do Adalah recebeu a informação de que os ativistas seriam transferidos para as autoridades de imigração, onde aguardariam os procedimentos de deportação. A detenção de Ávila não apenas levantou questões sobre os limites das operações militares israelenses, mas também refletiu preocupações sobre direitos humanos na atual conjuntura política. A comunidade internacional continua de olho sobre o desfecho deste caso e suas possíveis repercussões para futuros esforços humanitários na região.

Ativista Thiago Ávila

(Imagem: Agência Brasil)

Ativista Thiago Ávila será solto hoje por Israel, informa organização

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta: SINE oferta 13 vagas de emprego hoje na Casa do Cidadão

O SINE de Anchieta anunciou a abertura de 13...

Caminhos da Reportagem foca no futebol feminino segunda-feira

Em junho de 2027, o Brasil fará história ao...

Pazolini e Ferraço vão ao segundo turno na disputa pelo governo do Espírito Santo

Na disputa para o governo do Espírito Santo, Lorenzo...

Bancada capixaba registra 70% de renovação e aumenta a representação feminina na Câmara

Na recente eleição para a Câmara dos Deputados, Jack...

Flávio Bolsonaro lidera primeiro turno, mas Lula ainda busca reverter a diferença

A disputa presidencial de 2026 se intensifica com o...

Esquerda ganha cadeira na Ales, mas PL se destaca com maior bancada na eleição

A eleição para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo...

Helder Salomão revela falta de estratégia para segundo turno das eleições estaduais

O deputado federal Helder Salomão (PT), que obteve o...

Casagrande e Evair garantem vagas no Senado em disputa acirrada por 10 mil votos

Renato Casagrande (PSB) e Evair de Melo (Republicanos) foram...

Paraná enfrenta apagões em 94 cidades, mas eleições prosseguem

As fortes chuvas que acometem o Paraná afetaram a...