Governo ESGoverno do ES inicia Jogos Escolares 2026 com aberturas em Guaçuí e...

Governo do ES inicia Jogos Escolares 2026 com aberturas em Guaçuí e São Mateus

Emoções dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2026 Iniciam em Guaçuí e São Mateus

As emoções dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) 2026 tiveram início oficial nesta segunda-feira (04), com as cerimônias de abertura realizadas nos municípios de Guaçuí e São Mateus. As cidades são sede das disputas das regionais I e II nas modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, reunindo estudantes-atletas das microrregiões Caparaó e Nordeste do Estado.

Organizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), a competição conta com a participação de alunos das redes pública e privada, divididos nas categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos). Os JEES são reconhecidos como a principal porta de entrada para a formação esportiva no Espírito Santo, promovendo tanto a integração social quanto o aprendizado e a descoberta de novos talentos.

Em Guaçuí, estão competindo 528 alunos, distribuídos em 44 equipes que representam os municípios de Alegre, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e o município-sede. Já em São Mateus, participam 864 atletas, que formam 72 times, incluindo os anfitriões, além dos representantes de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pinheiros e Ponto Belo. As disputas nas duas regionais se estenderão até o sábado (09).

Na categoria infantil, as equipes são compostas por estudantes que representam suas respectivas instituições de ensino. No que diz respeito à categoria juvenil, cada município participa com uma seleção. Os campeões de cada regional asseguram sua vaga para as finais estaduais, que estão previstas para acontecer no Sesc de Guarapari entre os meses de junho e julho.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Paulo Marcos Lemos, expressou seus votos de sucesso a todos os participantes e destacou a relevância da competição. “Os Jogos Escolares são fundamentais para a iniciação esportiva e para o desenvolvimento dos nossos jovens. Aqui, muitos dão os primeiros passos no esporte, aprendendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. Desejo uma excelente competição a todos, com muito aprendizado e boas experiências”, enfatizou o secretário.

Além das modalidades coletivas, os Jogos Escolares do Espírito Santo de 2026 contarão com 16 modalidades individuais, que serão realizadas em etapas únicas entre os meses de maio e julho. Os campeões estaduais terão a oportunidade de representar o Espírito Santo nas fases nacionais, com os alunos da categoria infantil competindo nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão em setembro em Brasília (DF), e os da categoria juvenil participando dos Jogos da Juventude, entre outubro e novembro em Foz do Iguaçu (PR).

Os interessados em acompanhar os resultados da competição podem fazê-lo pelo Instagram da Sesport (@sesportesoficial). Para mais informações, o calendário completo e as tabelas das regionais estão disponíveis nos seguintes links: calendário e tabelas dos jogos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(73) 99832-9962 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial

Fonte: Governo ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta conclui oficinas para elaborar o Plano Municipal de Turismo

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Lula busca cassação da chapa de Flávio no TSE

Em uma movimentação política significativa na corrida eleitoral, a...

Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas divulga finalistas goleiras

Três Jogadoras Disputam o Título de Melhor Goleira da...

SINE de Anchieta oferece 18 novas vagas de emprego para a população local

Na manhã desta quarta-feira, o SINE de Anchieta anunciou...

Marataízes comemora Feira Capixaba de Negócios no próximo mês

Marataízes Sedia Feira de Cultura e Artesanato Com Entrada...

Marataízes discute adesão ao CONDESUL e ampliação do SIM agrário

Encontro de Secretários em Marataízes Discute Regularização Sanitária no...

Prefeitura de Cachoeiro manifesta pesar pelo falecimento do guarda Anderson Bessa

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lamenta profundamente a...

Importações para pesquisa pública terão isenção de tributos

Ministério da Fazenda Anuncia Medidas para Imunidade Tributária em...

Anchieta sedia 3º Conecta Turismo Região Sul para fortalecer o setor turístico

O município de Anchieta será o cenário da terceira...