A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim dará início, em março de 2026, a um ciclo de palestras intituladas “Fortalecimento da Ascomirim”, voltado para os usuários dos nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), visa ampliar o entendimento sobre a importância da coleta seletiva e o papel da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim).
As palestras têm como objetivo informar sobre a relevância ambiental e social da coleta seletiva, além de destacar como a atuação organizada dos catadores pode gerar renda e promover a inclusão produtiva. Os encontros apresentarão aspectos como a organização coletiva do trabalho, critérios para participação na associação e a intersecção entre as políticas de assistência social e ambiental no município.
A programação inclui intervenções de representantes da Ascomirim e da área de Meio Ambiente, bem como informações sobre o Cadastro Único para associados e oportunidades de trabalho através do Acessuas Trabalho, que apoia a qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. Neste sentido, a proposta é fortalecer a autonomia das famílias apoiadas.
As equipes dos CRAS estão mobilizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente trabalhadores informais e famílias que podem se beneficiar da inclusão produtiva. As palestras ocorrerão em diferentes locais, assegurando que todos os cidadãos atendidos pelos CRAS tenham acesso às informações e a oportunidade de participar.
A programação das palestras é a seguinte:
– 05/03 – CRAS Independência, 09h
– 09/03 – CRAS Jardim Itapemirim, 09h
– 10/03 – CRAS Itaoca Pedra, 09h
– 11/03 – CRAS Burarama, 09h
– 12/03 – CRAS Aeroporto, 09h
– 12/03 – CRAS Soturno, 14h
– 17/03 – CRAS Village da Luz, 08h30
– 17/03 – CRAS União, 13h30
A colaboração entre Semdes e Semma evidencia o compromisso da gestão municipal em promover a cidadania e fortalecer políticas públicas focadas no desenvolvimento social e ambiental em Cachoeiro de Itapemirim.
Foto: Márcia Leal/PMCI
Cachoeiro promove palestras sobre fortalecimento da Ascomirim nos CRAS – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

