PRIMEIRA CHAMADA DO PROUNI 2026 TEM 226.502 PRÉ-SELECIONADOS
O Programa Universidade para Todos (Prouni) atingiu um novo marco na sua história com a divulgação dos resultados da primeira chamada do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026. Um total de 226.502 estudantes foi pré-selecionado para as bolsas de estudo, em uma edição que se destaca não apenas pelo volume de inscrições, mas também pela ampla oferta de 595.374 bolsas em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. O resultado foi publicado nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC) e pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Prouni.
As bolsas disponíveis são divididas em 275.329 integrais, que cobrem 100% das mensalidades, e 320.045 parciais, que oferecem 50% de desconto. O programa é destinado a brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior, ampliando as oportunidades para o acesso à educação superior.
Documentação Necessária
Os estudantes pré-selecionados devem ficar atentos ao prazo de verificação de informações, que se encerra em 13 de fevereiro. O processo de entrega da documentação necessária pode ser realizado presencialmente nas instituições de ensino onde os candidatos foram selecionados ou por meio digital, conforme estipulado por cada faculdade. Para as entregas presenciais, as instituições são responsáveis por disponibilizar colaboradores para receber a documentação nos locais de oferta de cursos.
Distribuição Geográfica e Cursos Populares
Os dados mais recentes revelam que o estado de São Paulo lidera o número de pré-selecionados, com 43.891 estudantes. Outros estados como Minas Gerais (21.413), Bahia (19.122) e Rio de Janeiro (15.124) também se destacam na lista. Os cursos com maior número de candidatos incluem administração, direito e ciências contábeis, sendo administração o mais popular com 22.871 pré-selecionados.
Perfil dos Inscritos
Uma análise do perfil dos inscritos demonstra um predominante protagonismo feminino, com 67% do total de 827.248 candidatos sendo mulheres. A faixa etária mais representativa é a de 18 a 20 anos, com 470.296 inscrições. Além disso, a diversidade étnico-racial está presente, com a maioria dos inscritos se identificando como pardos.
Proporcionalmente, o curso de medicina se destaca como o mais concorrido, com 61,82 candidatos para cada vaga. Na sequência, psicologia e direito também apresentam alta concorrência.
Próximos Passos
Para os que não foram selecionados e buscam uma nova oportunidade, o MEC anunciou que o resultado da segunda chamada será divulgado em 2 de março, seguido do período de comprovação de informações entre 2 e 13 de março.
As informações contidas nesta matéria estão disponíveis no site do Governo Federal, e as imagens utilizadas são provenientes da Agência Brasil.
Prouni 2026: MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada
Fonte: Agencia Brasil.
Educação

