EducaçãoGoverno e Sesi ampliam cuidotecas para apoiar mães em todo o Brasil

Governo e Sesi ampliam cuidotecas para apoiar mães em todo o Brasil

Governo Federal e Sesi Firmam Acordo para Expandir Cuidotecas em Todo o Brasil

Um novo capítulo na promoção de direitos e oportunidades para mulheres brasileiras foi inaugurado com o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o governo federal e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (CN-Sesi). A iniciativa visa ampliar a oferta de cuidotecas em todo o território nacional, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para que responsáveis, especialmente mulheres, possam deixar seus filhos enquanto se dedicam à educação e à qualificação profissional. A ação integra o Plano Nacional de Cuidados e tem como escopo fundamental fortalecer a inclusão social e o desenvolvimento econômico do país ao garantir melhores condições para as mães.

De acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), muitas mulheres enfrentam dificuldades em acessar oportunidades laborais em setores como a indústria devido à falta de alternativas para o cuidado de seus filhos. “A parceria vai garantir que as crianças de até 12 anos sejam bem cuidadas, permitindo que suas mães possam estudar, trabalhar e contribuir de maneira mais efetiva para o desenvolvimento de suas famílias e do Brasil”, afirmou o ministro.

O acordo conta com a mobilização da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF) do MDS e tem como principal objetivo a implementação de cuidotecas em instituições educacionais e de capacitação do Sistema Indústria. As cuidotecas são concebidas não apenas como locais de acolhimento, mas também como ambientes que oferecem atividades recreativas e culturais, ajudando na formação integral das crianças.

Esses espaços, que são gratuitos e públicos, vão atender crianças de 3 a 12 anos, incluindo aquelas com deficiência, e funcionarão em horários que se estendem além da jornada escolar, como à noite. A estrutura permitirá que os responsáveis por essas crianças, predominantemente mulheres, possam aumentar sua escolaridade e se qualificar para o mercado de trabalho, proporcionado um suporte indispensável para sua inclusão profissional.

A atuação do Sesi será fundamental, pois, através de editais, a entidade oferecerá apoio financeiro de até R$ 500 mil para projetos de cuidotecas. Esses recursos serão destinados à aquisição de equipamentos, materiais e contratação de serviços, enquanto os departamentos regionais do Sesi serão responsáveis pelo gerenciamento e funcionamento dos espaços. O MDS, por sua vez, irá fornecer suporte técnico e capacitação para as equipes que estarão à frente dessas iniciativas.

Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do Sesi, enfatizou que essa cooperação é uma resposta essencial à demanda por valorização das mulheres na indústria. “Essa parceria dialoga diretamente com a agenda de valorização das mulheres na indústria, expandindo o cuidado como um instrumento que permite acesso a melhores oportunidades de trabalho e educação”, destacou.

Atualmente, 12 cuidotecas já estão em funcionamento em diversas localidades do Brasil, incluindo uma na Universidade Federal Fluminense (UFF) e outras em Institutos Federais na Bahia, Maranhão e Sergipe. Essas instalações são parte fundamental do Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida, e têm a missão de transformar a realidade de muitas famílias brasileiras ao facilitar o acesso à educação e ao trabalho.

Agência Brasil

Governo federal e Sesi ampliam oferta de cuidotecas no país

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil elucida homicídio por disputa entre facções em Carapebus, Serra

Polícia Civil do ES conclui investigação de homicídio relacionado...

Polícia Civil do ES cumpre mandado de internação e recupera celular furtado

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Internação...

Festa de Cachoeiro 2026 atrai 30 mil pessoas com shows e atrações para famílias

Cerca de 30 mil pessoas prestigiaram a segunda noite...

Congo supera Uzbequistão e avança, junto a Colômbia e Portugal.

República Democrática do Congo Faz História e Avança para...

Polícia Civil prende homem por ameaçar filho para evitar pensão alimentícia

Polícia Civil do ES Prende Homem Ameaçador com Apoio...

Programação da Festa de Cachoeiro 2026 inclui shows e celebrações religiosas

Neste domingo (28), a programação da Festa de Cachoeiro...

Brasil inicia ação de busca e resgate na Venezuela após terremoto

Brasil Despliega Força-Tarefa Humanitária em Resposta ao Terremoto na...

Polícia Civil do ES Participa de Encontro Nacional de Combate ao Narcotráfico

Polícia Civil do Espírito Santo participa de encontro nacional...

São Paulo aumenta captação de água do Paraíba do Sul para Cantareira

São Paulo Aumenta Captação de Água do Rio Paraíba...