Guia ComercialTaxa de desocupação em 2025 foi de 5,6% e subutilização, 14,5%

Taxa de desocupação em 2025 foi de 5,6% e subutilização, 14,5%

Taxa de Desocupação no Brasil Alcança Menor Nível da Série Histórica em 2025

Em 2025, a taxa anual de desocupação no Brasil atingiu 5,6%, o menor índice desde o início da série histórica, em 2012. Esse resultado representa uma redução de 1,0 ponto percentual em relação a 2024, quando a taxa era de 6,6%. Comparando com 2019, ano anterior à pandemia de Covid-19, a queda é ainda mais significativa, totalizando 6,2 pontos percentuais. O número de desempregados no país caiu para 6,2 milhões, uma diminuição de aproximadamente 1 milhão de pessoas (-14,5%) em relação ao ano anterior.

A população ocupada também registrou um recorde, alcançando 103 milhões de pessoas, um incremento de 1,7% em comparação a 2024. Em relação a 2012, houve um aumento de 15,4%. O nível de ocupação, que indica a proporção de indivíduos que estão empregados em relação à população em idade ativa, também subiu para 59,1%, uma elevação de 0,5 ponto percentual em relação ao ano anterior.

A taxa de subutilização, que inclui pessoas que estão subempregadas ou desalentadas, foi estimada em 14,5% em 2025, uma diminuição de 1,7 ponto percentual em relação a 2024. A população subutilizada caiu para 16,6 milhões, um recuo de 10,8% em relação ao ano anterior. Apesar dessa melhora, esse número ainda está 2,0% acima do menor nível registrado em 2014.

Entre os segmentos de emprego, o número de trabalhadores com carteira de trabalho no setor privado cresceu 2,8% em 2025, totalizando 38,9 milhões, enquanto o número de trabalhadores sem Carteira caiu 0,8%, chegando a 13,8 milhões, um aumento de 28,8% desde 2014. O número de trabalhadores autônomos também registrou crescimento, atingindo 26,1 milhões, equivalente a um aumento de 2,4% comparado a 2024.

Em relação ao rendimento, o valor anual do rendimento real habitual estimado foi de R$ 3.560, um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior, e de 15,5% desde 2012. A massa de rendimento real habitual chegou a R$ 361,7 bilhões, o maior valor da série. No que diz respeito à informalidade, houve uma leve queda, passando de 39,0% em 2024 para 38,1% em 2025.

No setor de atividades, “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas” teve o maior aumento percentual, com um incremento de 6,8%, totalizando 13,4 milhões de pessoas. O grupo de “Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas”, por sua vez, manteve-se como o mais ocupado em termos absolutos, com 19,5 milhões de pessoas, enquanto a construção civil registrou uma queda de 3,9%, caindo para 7,4 milhões de trabalhadores.

PNAD Contínua: em 2025, taxa anual de desocupação foi de 5,6% enquanto taxa de subutilização foi 14,5%

Portal IBGE

spot_img

Top 5

Confira Mais

Calderano conquista título no WTT Star Contender e é vice em duplas

Hugo Calderano conquista título no WTT Star Contender em...

Angela Davis em Paraty: Críticas à Gentrificação e Racismo

Na 24ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty...

Brasil é vice da Liga das Nações após virada da Turquia em final

Seleção Brasileira Feminina de Vôlei É Vice-Campeã na Liga...

Lula critica tarifas dos EUA e alerta sobre impactos bilateral

Presidente Lula Critica Política Tarifária dos EUA em Artigo...

Guia da ABM ajuda prefeituras a enfrentar riscos do El Niño

Associação Brasileira de Municípios Lança Guia sobre El Niño...

Rádio Nacional cobre Cruzeiro vs Botafogo neste domingo

Cruzeiro e Botafogo reacendem rivalidade no retorno do Brasileirão Neste...

Fachin condena declaração de Milei sobre Moraes e destaca autonomia do STF

Presidente do STF Repudia Declarações de Javier Milei Sobre...

Dupla brasileira Calderashi avança à final do WTT em São Paulo

Calderashi avança à final de duplas no WTT Star...