CulturaLula confirma viagem a Washington para encontro com Trump

Lula confirma viagem a Washington para encontro com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que viajará para os Estados Unidos em março para um encontro com o presidente Donald Trump. A reunião, que ocorrerá na Casa Branca, visa fortalecer as relações diplomáticas entre as duas nações. Lula confirmou a viagem ao chegar no Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, a convite do país anfitrião.

“No começo de março eu vou fazer uma viagem a Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente e eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, explicou o presidente Lula aos jornalistas após sua chegada ao hotel na Cidade do Panamá.

Durante os diálogos que precedem o encontro, Lula e Trump já conversaram por telefone sobre diversos temas, incluindo a crise na Venezuela, o plano de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, conforme informações do Palácio do Planalto.

Em meio às tensões na Venezuela, particularmente após a intervenção militar dos Estados Unidos em Caracas, Lula mencionou suas conversas com a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez. “Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy, mas não entrei em detalhe porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos recentes. Eu, proximamente, vou falar com ela novamente”, afirmou Lula, expressando esperança de que a Venezuela possa resolver os conflitos internos de maneira soberana e democrática.

Além disso, o presidente brasileiro destacou sua recente interação com líderes globais em defesa do multilateralismo, citando conversas com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com o presidente do Chile, Gabriel Boric. Lula ressaltou a importância do diálogo constante entre países para a promoção do crescimento econômico e estabilidade política internacional.

Este encontro entre Lula e Trump promete ser um passo significativo para o desenvolvimento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, além de potencial influência na resolução de conflitos regionais na América Latina.

Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Trump

Agência Brasil

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil conclui investigação sobre homicídio em bar de Vila Velha

Polícia Civil do ES Conclui Investigação sobre Homicídio em...

Casa da Mulher em Anchieta: Novo espaço para saúde feminina é anunciado pela Prefeitura

Prefeitura de Anchieta transforma antiga Farmácia Básica em Casa...

Governo do ES inaugura revitalização da Praça dos Desbravadores em Vila Velha

Inauguração da Reforma da Praça dos Desbravadores em Vila...

Cachoeiro inicia vacinação contra a influenza com apoio das Unidades de Saúde locais

A vacinação contra a influenza já está disponível em...

Polícia Civil conclui investigação sobre homicídio de comerciante em Lagoa de Jacaraípe

Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Investigações sobre Homicídio...

Brasil vence Croácia e se prepara para convocação da Copa 2026

Na última terça-feira (31), a...

Manchester United não negocia Bruno Fernandes, mas aceita propostas acima de R$ 420 mi.

O Manchester United reafirmou sua posição em relação a...

Liverpool mira Arda Guler: reforço desejado para a próxima temporada!

Arda Güler: Uma Possível Transferência do Real Madrid O meio-campista...