23 de janeiro de 2026
Cachoeiro de ItapemirimDicas do Procon para um verão seguro e divertido em Cachoeiro de...

Dicas do Procon para um verão seguro e divertido em Cachoeiro de Itapemirim

O verão chegou e, com ele, a promessa de dias repletos de descanso e diversão. Entretanto, o coordenador executivo do Procon em Cachoeiro, Rodrigo Sabino, ressalta que esse não é o momento de relaxar nos cuidados com os direitos do consumidor. Ele afirma que, em períodos de grande movimentação, é fundamental estar atento para evitar transtornos. Para garantir uma temporada sem preocupações, o Procon apresenta dicas essenciais.

Entre os direitos dos consumidores, destaca-se a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para estudantes, idosos, jovens de baixa renda e doadores regulares de sangue. Rodrigo alerta que a imposição de consumação mínima é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo considerada prática abusiva. Isso significa que estabelecimentos podem cobrar apenas pela entrada e pelo que realmente foi consumido.

Além disso, bares e restaurantes devem exibir os preços do cardápio em moeda corrente na entrada, conforme determina o Decreto Federal 5.903/2006 e a Lei Estadual 8.798/2008. A cobrança de multa por perda de comanda é considerada abusiva, uma vez que o comerciante deve gerenciar suas vendas e não transferir a responsabilidade ao consumidor. Outra norma importante é que qualquer cobrança de “couvert” artístico ou taxa de entrada deve ser informada previamente ao cliente, pois a falta dessa transparência é também considerada prática abusiva.

O Procon ainda destaca que cobrar pela comida não consumida do prato é uma prática abusiva, embora o consumidor deva sempre ter o bom senso de evitar desperdícios. Quanto à taxa de 10% sobre o serviço, ela é opcional e o cliente pode desistir do pedido sem custos se houver demora ou se o prato estiver mal preparado.

Estabelecimentos podem limitar o uso de banheiros e estacionamento, mas não podem cobrar de não clientes. A cobrança de estacionamento só é permitida se o serviço for terceirizado e devidamente autorizado. É necessário que estabelecimentos informem, de forma clara, as formas de pagamento aceitas.

O Procon de Cachoeiro está disponível para atender às demandas dos consumidores durante todo o ano. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Para facilitar o atendimento, agendamentos podem ser feitos pelo site oficial ou através do telefone (28) 3199-1710.

(Foto: Reprodução/Internet)

Veja as dicas do Procon de Cachoeiro para ter um verão tranquilo e sem problemas – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

SINE de Anchieta abre 49 vagas de emprego; confira os detalhes e documentos necessários!

O SINE de Anchieta está disponibilizando 49 vagas de...

Manchester United busca novos talentos: quatro substitutos para Casemiro em vista!

Casemiro Anuncia Saída do Manchester United e Clube Inicia...

Corredor de umidade traz chuva e alivia calor no Espírito Santo

Previsão do Tempo: Instabilidade e Condições de Chuva Persistente...

MP regulamenta mídia e marketing para a Copa do Mundo Feminina 2027

Brasil se prepara para a Copa do Mundo Feminina...

Polícia Civil realiza operação contra maus-tratos a animais em Cariacica

Polícia Civil realiza operação em Cariacica e resgata cães...

Procon Cachoeiro promove palestra sobre Saúde Mental em janeiro branco

No embalo do movimento Janeiro Branco, que visa conscientizar...

Piúma recebe trator novo para impulsionar agricultura e desenvolvimento rural

Entrega de Trator Moderniza Apoio à Agricultura em Piúma Na...

Fabián Ruiz é desfalque no PSG após lesão no joelho em confronto contra o Sporting

PSG Atualiza Condição Médica do Elenco Antes do Jogo...

Edital do Governo do ES regula uso de imagens do Capixabão 2026 pela mídia

Edital de Chamamento Público da Fundação Carmélia Permite Uso...