12 de dezembro de 2025
EducaçãoBrasil deve liderar com seu Mapa do Caminho para energia limpa

Brasil deve liderar com seu Mapa do Caminho para energia limpa

Brasil Pode Liderar Agenda Global de Sustentabilidade com o Mapa do Caminho

O Brasil tem a oportunidade de se tornar o pioneiro na implementação do Mapa do Caminho, um plano que visa a transição dos combustíveis fósseis, considerado uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa. Durante o evento Pós-COP30 “O Brasil Diante das Transformações Globais”, o professor Aldo Fornazieri, diretor acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp), enfatizou a responsabilidade do país em conduzir este movimento, especialmente após a proposta ter sido apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP30. Apesar de o Mapa não ter sido incluído no documento final da conferência, a proposta recebeu apoio de mais de 80 países, o que demonstra sua relevância no debate global sobre mudanças climáticas.

Fornazieri ressaltou que, embora a Organização das Nações Unidas (ONU) não tenha adotado a ideia de forma decisiva, o Brasil deve avançar na construção do Mapa, assumindo a liderança e dando exemplo. “Nós temos o dever agora, já que o [presidente] Lula lançou essa ideia boa, de cobrar que o Brasil seja o primeiro a traçar o Mapa do Caminho aqui”, disse o professor. Ele defendeu que o país, ao se posicionar como líder nesse tema, deve assumir a responsabilidade de criar um roteiro que pode servir como modelo para outras nações.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também se manifestou sobre o Mapa do Caminho durante a COP30. Ela afirmou que, apesar de não ter sido aprovada como proposta oficial, a iniciativa não foi descartada e continua sendo discutida entre os países. Silva destacou que a ideia agora não pertence apenas ao Brasil, mas foi aprovada mundialmente por diversas nações e pela comunidade científica. “Um país rico, eu imagino que todos já têm seus mapas do caminho, já têm suas trajetórias muito bem planejadas. Agora, países em desenvolvimento, pobres, dependentes inclusive de petróleo em suas economias, não têm essas trajetórias”, ressaltou a ministra, enfatizando a necessidade de um esforço conjunto para que esses países desenvolvam seus próprios planos de transição energética.

O Brasil, que ocupa a presidência da COP até novembro de 2026, tem a chance de transformar a proposta em uma realidade concreta, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas e promovendo um futuro sustentável para as próximas gerações. A implementação do Mapa do Caminho poderia não apenas posicionar o país como uma referência no debate ambiental, mas também fortalecer sua liderança em foros internacionais.

Professor defende que Brasil dê exemplo com Mapa do Caminho

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil do ES prende quatro suspeitos de tráfico e homicídios em Guriri

Polícia Civil do ES Prende Quatro Suspeitos de Tráfico...

Piúma promove Audiência Pública para prestação de contas da Saúde no 2º quadrimestre.

Piúma Promove Audiência Pública para Prestação de Contas da...

Cachoeiro inscreve nove projetos no Programa de Coinvestimento em Cultura 2025

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, através da...

Podemos revela novas filiações e estratégias para eleições de 2026 no ES

No cenário político do Espírito Santo, a filiação de...

VEM VERÃO em Castelhanos: Evento anima o verão em Anchieta com diversas atrações

A Praia de Castelhanos, em Anchieta, se prepara para...

Novembro Azul em Piúma: Iniciativa promove saúde e prevenção para homens da cidade

Ação do Novembro Azul fortalece cuidados com a saúde...

City confia na permanência de Haaland, que desvia interesses do Real Madrid

Atacante Norueguês na Mira do Real Madrid O Real Madrid...

Prefeitura de Piúma inova com primeira contratação na plataforma Contrata+ Brasil

Prefeitura de Piúma Inova com Primeira Contratação pelo Contrata+...

Policial Civil do DEIC Conclui Curso de Áreas de Alto Risco com Êxito

Oficial Investigador da Polícia Civil do ES Conclui Curso...