24 de outubro de 2025
EconomiaLula busca adesão do Brasil à associação de países asiáticos Asean

Lula busca adesão do Brasil à associação de países asiáticos Asean

Brasil busca adesão à ASEAN enquanto Lula se reúne com líderes asiáticos

Na última sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou a intenção do Brasil de se tornar membro pleno da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Durante sua visita à Indonésia, Lula se encontrou com o secretário-geral da entidade, Kao Kim Hourn, e destacou a importância de fortalecer laços políticos e comerciais com a região que abriga cerca de 680 milhões de habitantes. “O Brasil trabalha para ser membro pleno da ASEAN. O Brasil tem de acreditar na sua economia, nós vivemos um bom momento econômico brasileiro”, afirmou.

Lula ressaltou que a aproximação com a ASEAN pode trazer benefícios significativos para a balança comercial brasileira. Em 2022, o comércio entre Brasil e os países membros da ASEAN ultrapassou US$ 37 bilhões, tornando o bloco o quinto principal parceiro comercial do Brasil, atrás apenas de China, União Europeia, Estados Unidos e Argentina. O presidente destacou a necessidade de diversificar o comércio e atrair novos investimentos, enfatizando, “quanto mais parcerias econômicas tivermos, melhor.”

Após o encontro em Jacarta, Lula seguira para Kuala Lumpur, onde participaria da cúpula da ASEAN e do encontro de líderes do Leste Asiático, além de um importante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — um marco, já que é a primeira vez que um chefe de Estado brasileiro participará desse evento.

Na reunião com Kao Kim Hourn, Lula também abordou os projetos de cooperação entre Brasil e países da ASEAN, mencionando o potencial das iniciativas em bioenergia e a intenção de expandir a pauta de colaboração para áreas como saúde e educação até 2026. O Brasil, que já mantém um diálogo setorial com a ASEAN desde 2023, busca consolidar sua posição nesse importante bloco regional.

Além disso, Lula convidou o presidente da ASEAN para a Cúpula de Líderes da COP30, programada para os dias 6 e 7 de novembro em Belém, onde a associação asiática terá um pavilhão e pretende formar um grupo de negociação sobre mudanças climáticas.

Durante sua visita à Indonésia, o presidente brasileiro também se reuniu com seu homólogo, Prabowo Subianto, resultando em cinco acordos que abrangem áreas como energia, agricultura e ciência e tecnologia. Em um encontro empresarial, que reuniu cerca de 400 participantes, Lula enfatizou a necessidade de um maior entusiasmo dos empresários para explorar as potencialidades do comércio entre Brasil e Indonésia.

Foto acima: Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro na Secretaria-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Lula quer Brasil na associação de países asiáticos

Fonte: Agencia Brasil.

Internacional

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil de ES Recupera 12 Celulares Furtados e Prende Quatro Suspeitos

Polícia Civil de Ibiraçu Recupera 12 Celulares Furtados e...

Sistema de Seleção do Governo do ES ultrapassa 2,6 milhões de inscrições

Sistema de Seleção de Designação Temporária do Estado do...

Zenit Almeja Bruno Alves e Pode Investir R$ 630 Milhões na Joia Brasileira!

Zenit Monitora Promessas Brasileiras: Bruno Alves em Destaque O Zenit,...

Prefeitura de Cachoeiro abre licitação para o Plano Municipal de Educação Ambiental

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim deu um passo...

Polícia Civil captura homem condenado por homicídio após sete anos foragido

Polícia Civil do ES Captura Condenado por Homicídio em...

Robson Sampaio é nomeado Patrono do Paradesporto no Brasil

Robson Sampaio de Almeida foi nomeado Patrono do Paradesporto...

Prefeitura de Cachoeiro informatiza agentes de saúde com entrega de tablets.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de...

El Clásico à Vista: Real Madrid e Barcelona se Enfrentam em Grande Estilo!

Clássico espanhol: Real Madrid e Barcelona se enfrentam em...

UnB lança vestibular indígena 2026 com 154 vagas disponíveis

Universidade de Brasília Abre Inscrições para Vestibular Indígena de...