Anvisa anuncia apreensão de lote falso e recolhimento de suplementos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (23) medidas severas contra produtos irregulares no mercado. Primeiramente, foi ordenada a apreensão de um lote falso do Chá Pronto Para Consumo Multi Extrato. De acordo com a agência, o lote 2306 falso exibia o número de registro ES000233-0.000043, que havia sido cancelado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A verdadeira fabricante, A&CL Indústria e Comércio de Produtos Naturais, confirmou que não produziu o referido lote.
“Surgiu uma denúncia sobre a falsificação, e após investigação verificou-se a irregularidade”, informou a Anvisa em nota. A comercialização, distribuição, fabricação e consumo deste lote estão agora proibidos.
Em outra frente, a Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes dos suplementos Zeólita Clinoptilolita Standard e Zeólita Clinoptilolita Premium, comercializados pela empresa Zeoclin Ltda. A agência identificou que os suplementos continham um ingrediente cuja segurança e eficácia não foram comprovadas. Além disso, a empresa promovia os produtos alegando propriedades terapêuticas como a captura de poluentes e toxinas, uma prática vedada para alimentos. Assim, a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo desses suplementos foram proibidos.
A atuação da Anvisa segue na linha de garantir a segurança e o bem-estar dos consumidores, evitando que produtos não conformes ou fraudulentos cheguem ao mercado.
(Crédito das imagens: ebc.com.br)
Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo
Economia

